sábado, 4 de junho de 2016

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com uma vasta programação pelo Governo do Estado


 O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que tem merecido cada vez mais destaque e uma maneira das Nações Unidas estimular ações e conscientização global em prol do meio ambiente. A data tem crescido e se tornado uma importante plataforma pública, celebrada amplamente por partes interessadas em mais de 100 países. Também serve como o "dia das pessoas" para tomar uma atitude ambiental, estimulando ações individuais ou coletivas que causem um impacto positivo no planeta. E a comédia Pão com Ovo fará o encerramento das comemorações.  

Pensando por esse viés, o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realiza, no próximo dia 05 de junho, data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, às 8h, uma vasta programação, voltada para todas as idades. O palco das atividades será a Área de Proteção Ambiental do Itapiracó.

"A ideia é destacar para a comunidade em geral a importância da conservação dos recursos naturais para a saúde ambiental e a qualidade de vida da população, porque o termo meio ambiente se refere não somente ao meio físico e biológico, mas também ao meio social e cultural. Dessa forma, os aspectos ambientais e a qualidade de vida das populações estão intrinsecamente associados, sendo necessária cotidianamente a prática de ações coletivas e individuais de respeito e valorização da natureza", explica o titular da pasta, Marcelo Coelho.

Na ocasião haverá exposição de produtos e serviços realizados pela SEMA; atividades esportivas; atividades de educação ambiental; palestras sobre a saúde da mulher e a Lei Maria da Penha; serviços de saúde; plantio de mudas; atividade física com o público da terceira idade e comunidade em geral; caminhada ecológica; além de colaborar no combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika e Cikungunya, com entrega de material informativo aos presentes.

Além disso, a CEMAR estará com um estande colhendo materiais recicláveis. A iniciativa faz parte do projeto EcoCemar, que consiste na troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica, com destinação organizada do material à indústria de reciclagem.

As crianças, também, terão atividades exclusivas para elas, com o tema ‘Eca, que lixo bom!’. Na pauta, palestras sobre resíduos sólidos, música (paródia sobre lixo), teatro e várias atividades lúdicas voltadas para o tema. A ideia é mostrar a importância da preservação do meio ambiente e a disseminação da cultura sustentável agregada a hábitos e valores saudáveis. 

A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente será feita em parceria com as secretarias de Estado de Saúde, da Mulher, de Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Social, Batalhão da Polícia Ambiental, e conta com o apoio do Exército Brasileiro, CEMAR, Embrapa, Coca-Cola, FIEMA, Instituto AMARES e os laboratórios de Biologia Vegetal e Marinha e de Biologia e Morfofisiologia Animal, ambos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Confira a programação completa no site www.sema.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário