quarta-feira, 3 de agosto de 2016

SEMA finaliza procedimentos para a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba


Diante da importância da Bacia Hidrográfica Interestadual do Rio Parnaíba para o Estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou audiências públicas, em outubro de 2015, nos municípios de Balsas, Araioses e Timon, juntamente com a Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa  do Maranhão (ALEMA), com o objetivo de sensibilizar representantes do poder  público, sociedade civil e usuários de água, quanto a importância da constituição de um comitê para o Estado.  

No último dia 13.07, foram concluídos todos os procedimentos necessários para assinatura do Acordo de Cooperação entre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, Agência Nacional de Águas e os CBHs dos rios afluentes. O Pacto dos Estados e o Plano de Trabalho para os próximos 05 anos foram aprovados. As Resoluções 05 e 109 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) estão cumpridas. Isso apenas foi possível a partir do comprometimento do Maranhão nos últimos 12 meses, que fez com que essa realização fosse alcançada, após mais de 10 anos de anseios da sociedade. Mais um passo dado. 

Por ser uma Bacia federal, o Pacto dos Estados e o Plano de Trabalho passarão por aprovação no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). A SEMA já providenciou todos os procedimentos pedidos pelo CNRH e aguarda a aprovação para a criação definitiva do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

No Maranhão, a Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba tem aproximadamente 19,5% de sua área, abrangendo 39 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário