sábado, 24 de setembro de 2016


Dia Nacional do Surdo é lembrado com programação especial em Imperatriz
Sessão exclusiva para crianças da Escola Bilíngue acontece durante a segunda etapa do Festival Social de Cinema, do Cine Star
Por James Pimentel | Assessoria de Comunicação Tocantins Shopping


As atividades do Festival Social de Cinema têm continuidade nesta segunda-feira (26/9), com programação especial voltada para pessoas com deficiência auditiva. A data é lembrada no Brasil como o Dia Nacional do Surdo, com o objetivo de promover inclusão social e melhores condições de vida. A realização é do Cine Star, Tocantins Shopping.

A partir de 14h as crianças da Escola Bilíngue participarão de sessão exclusiva em uma das salas do cinema. Por serem educadas em duas línguas (portuguesa e de sinais), o longa-metragem terá legenda e áudio em português. Após o filme elas seguem para momento de lazer e descontração nas dependências do Star Diversões, no próprio empreendimento.

Enquanto as crianças surdas se divertem, alunos de algumas escolas públicas da cidade estarão presentes em palestra educativa que discute os direitos dos surdos em Imperatriz. Acontece a partir de 14h, na praça de alimentação do Tocantins Shopping, com a terapeuta ocupacional e professora de libras, Adriana Oliveira.

Dia do Surdo - A data vem sendo lembrada desde 2008 pela Lei 11.796, com o objetivo de discutir metodologias para a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva e melhor qualidade de vida. O último Censo realizado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, aponta a existência de mais de nove milhões de pessoas surdas no país.

A surdez é uma “deficiência invisível”, por não poder ser identificada no primeiro momento. É por isso que o preconceito é um dos pontos questionados por campanhas de conscientização, como a #SurdoEhQuemFala, promovida pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis). Os desenvolvedores da hashtag chamam atenção para algo muito simples: basta olhar diretamente nos olhos da pessoa surda durante o diálogo. O gesto facilitará a comunicação.

Festival Social – No mês de setembro o Cine Star realiza o Festival Social de Cinema, que consiste em três atividades voltadas a públicos específicos (gestantes, surdos e idosos), tendo em vista promover inclusão social. A última etapa da programação acontece no próximo dia 30 com a Casa do Idoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário