quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Deputado Hildo Rocha presta homenagem póstuma ao poeta Ferreira Gullar



Em pronunciamento no plenário da Câmara federal, o deputado Hildo Rocha (PMDB/MA) prestou homenagem ao poeta, ensaísta, crítico de arte, biógrafo, e teatrólogo e tradutor Ferreira Gullar. Rocha disse que a morte de Ferreira Gullar deixou em aberto uma lacuna muito grande na literatura brasileira.

“O Maranhão orgulha-se do que foi e do que representou para a literatura brasileira o escritor Ferreira Gullar. Em nome do povo maranhense, levo as minhas condolências à sua família e digo ao Brasil  que imortal Ferreira Gullar continuará vivo entre nós”, destacou Hildo Rocha.

Ferreira Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira, ocupava a cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras, da qual tomou posse em 5 de dezembro de 2014. Ao lado de Bandeira Tribuzi, José Sarney, Luci Teixeira, Lago Burnet, e outros escritores, Gullar fez parte de um movimento literário difundido através da revista que lançou o pós-modernismo no Maranhão, A Ilha, da qual foi um dos fundadores.

Era considerado um dos maiores poetas do Brasil. Em seis décadas de produção artística, Ferreira Gullar esteve presente em praticamente todos os acontecimentos mais importantes da poesia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário