Conheça a Câmara Municipal de Imperatriz

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Escritório Modelo de Assistência Jurídica inicia atividades com novidades




Aula inaugural de recepção e boas-vindas aos acadêmicos-estagiários do EMAJ-FEST.


No início do semestre de 2017 a coordenadora e docentes advogados atuantes no Escritório Modelo de Assistência Jurídica, Dom Affonso Felippe Gregory/EMAJ, da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), realizaram aula inaugural para os acadêmicos do 7º, 8º, 9º e 10º período do curso de Direito da Instituição. Uma das novidades desse semestre, segundo a coordenadora do EMAJ, Marilene Santos, é a Mediação como obrigatória durante o estágio. O acadêmico-estagiário, precisará agora assistir Audiências de Mediação no 1° Centro de Solução de Conflitos e Cidadania da FEST.

De acordo com Marilene Santos, a finalidade da aula inaugural foi apresentar o projeto pedagógico do EMAJ, o Programa EMAJ em ação e todas as atividades de extensão desenvolvidas, a fim de informar adequadamente ao acadêmico-estagiário a importância e relevância da pratica no Escritório Modelo de Assistência Jurídica na sua formação profissional.

Centro de Solução de Conflitos FEST


O 1° Centro de Solução de Conflitos e Cidadania funciona nas instalações da FEST, mais precisamente no espaço do EMAJ. A Mediação realizada por voluntários egressos  do curso de Direito, surge nestes institutos com a propositura de desafogar o judiciário, tendo como escopo não a substituição do acesso judicial, mas, como complemento deste.  Segundo a coordeandora do EMAJ, "a Mediação é de grande relevância como meio alternativo de pacificação, tanto para a sociedade como para o sistema jurisdicional, sendo uma forma utilizada como meio pacificador de conflitos nas audiências realizadas dentro do Centro de Solução de Conflitos", explica Marilene Santos. A Mediação poderá contribuir também, com maior expectativa no combate à crise que perpetua o Judiciário, diminuindo a demanda de ação proposta no sistema, que é lento, caro, e nem sempre promove um resultado satisfatório.

Papel do EMAJ
O Escritório Modelo de Assistência Jurídica da FEST é responsável pela formação prática do acadêmico, momento importante para o graduando em Direito, pois as atividades realizadas no EMAJ fazem com que os assuntos teóricos compreendidos em sala de aula sejam colocados em prática. O EMAJ tem como objetivo a prestação de assistência jurídica para população carente de Imperatriz, por intermédio dos alunos do curso de Direito, devidamente acompanhados e orientados por advogados professores, orientadores da Instituição. Desenvolvem ainda, ações sociais por meio do EMAJ Intinerante, na Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI), presídio de Divinópolis, palestras entre outras atividades de extensão universitária. (Assessoria de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário