segunda-feira, 6 de março de 2017

Cuidados com a eletricidade devem ser redobrados no período chuvoso



A Cemar recomenda que em dias chuvosos as pessoas não se abriguem embaixo de árvores

2017 trouxe um período chuvoso intenso aos maranhenses. Segundo o Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, no momento todo o Estado se encontra no período chuvoso.

Com esse aumento nas chuvas, crescem também os perigos de choque elétrico. Pensando em evitar esse tipo de situação e alertar a população, a Cemar elencou algumas dicas para evitar acidentes que, em alguns casos, podem ser fatais.

Segundo o executivo de Segurança, Francisco Ferreira, a maioria dos acidentes relacionados à energia elétrica em época de chuvas, ocorrem pelo fato de que as pessoas geralmente desconhecem os riscos que a eletricidade representa.

“Os acidentes acontecem por desatenção aos perigos da energia elétrica, pelo desrespeito a distância de segurança para realizar construções ou reformas, também pelo desconhecimento dos riscos envolvidos e excesso de confiança. A invisibilidade é uma característica da eletricidade que dificulta a percepção dos riscos”, comenta.

O executivo chama a atenção quanto aos cuidados necessários. Em casos de chuva, ao estar no ar livre é recomendável procurar um abrigo seguro e longe de árvores, pois elas podem ser atingidas por raios e pode haver queda de galhos. Um bom abrigo é dentro de veículos, devido às suas características de isolamento. Outra dica importante é não se aproximar de cercas de arame e varais metálicos que podem conduzir eletricidade quando em contato com uma fonte de energia.

Durante todo o ano, a Cemar realiza palestras em escolas, associações de moradores e até empresas, para conscientizar as pessoas sobre os perigos decorrentes do uso da energia elétrica. É por meio de palestras que a interação acontece com os consumidores, buscando levar informação e ajudar a salvar vidas. Existe também nas agencias de atendimento da companhia material explicativo sobre riscos e perigos.

A prevenção serve também para resguardar a população de danos materiais com os seus eletrodomésticos. Deixe ligados à tomada somente os equipamentos que estejam em uso ou os que são realmente necessários, desta forma você economiza energia e evita queima dos aparelhos. Em caso de inundação desligue os disjuntores para evitar acidentes. Caso a inundação atinja o nível das tomadas chame um profissional qualificado para fazer a revisão antes de ligar novamente os disjuntores.

Mantenha as instalações elétricas dentro dos padrões técnicos, evitando improvisos que podem se tornar armadilhas dentro de casa. Faça a revisão de suas instalações elétricas no máximo de 5 em 5 anos através de profissionais qualificados. Nunca manuseie equipamentos elétricos estando com corpo molhado ou descalço, estas situações aumentam o risco de choque elétrico. Nunca permita que crianças mexam em equipamentos ou instalações elétricas.

Lembre-se: quando faltam tomadas para todos os seus equipamentos, sua instalação elétrica está sendo sobrecarregada.


Fique vigilante quanto aos riscos e atento às dicas da Cemar!

·         Não deixe nas tomadas equipamentos eletroeletrônicos, como televisão, som, computador e outros quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios;

·         Só instale, desligue ou remova antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre ou próximo à rede elétrica, não tente segurá-la ou recuperá-la;

·         Procure evitar desligar aparelhos e motores elétricos, descalço. Utilize um calçado com solado isolante (borracha);

·         Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e de curto circuito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário