quarta-feira, 26 de abril de 2017

Crianças se divertem e aprendem com atividades na Biblioteca Pública Benedito Leite



Fonte: Sectur
Fotos: Divulgação/Sectur
26/04/2017


Na última segunda-feira (24) a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), casa de cultura vinculada à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), abriu as portas para crianças de diversas escolas comemorarem o Dia do Livro Infantil com a programação do ‘Lendo a Literatura infantil’, em atividade até esta sexta-feira (28).

As atividades estão sendo realizadas no espaço infantil Viriato Correia, na sede da BPBL, Praça do Pantheon, centro de São luís. Na semana que antecedeu o projeto ‘Lendo a Literatura Infantil’, cerca de mil crianças visitaram a biblioteca, com atividades lúdicas como contação de histórias e visitas guiadas durante as manhãs e tardes.

O evento prossegue durante toda a semana. Nesta quinta-feira (27) a programação será realizada no Centro Educacional Barjonas Lobão (CAIC) e no dia 28 no espaço da Associação Maranhense de Escritores Independentes, no São Luís Shopping, onde a biblioteca oferecerá uma sessão de contação de histórias das 17h às 18h.

Para a diretora da Biblioteca Benedito Leite, Aline Nascimento, é importante ultrapassar o espaço físico da biblioteca. “Nós procuramos cada vez mais romper essas paredes, portas e janelas levando a leitura de forma lúdica mas sem perder o foco, que é fazer com que a leitura vire um habito para nossas crianças”, disse.

O primeiro dia do evento recebeu alunos e professores para prestigiar a peça ‘Vamos crescer com o livro’, ensinando de forma lúdica a importância da criança criar um habito de ler. O espetáculo foi apresentado por alunos do Centro de Artes Cênicas do Maranhão – Cacem.

A estudante do município de Nunes Freire, Maria Alessandra, 11 anos, estava animada com o evento. “Eu gostei muito dos livros que encontrei aqui, gostei de ler e conversar com as outras crianças”, afirmou Alessandra. A aluna estava acompanhada de sua mãe, Maria do Rosário, que fez questão de participar das atividades. “É a minha primeira vez aqui e estou adorando toda a temática, a decoração e a animação das crianças. Acho importante o papel da biblioteca na trajetória das crianças no meio acadêmico”.

O secretário-adjunto de Projetos Especiais da Seduc, Ismael Cardoso, afirmou a importância do livro infantil para o crescimento das crianças: “Crescer no sentido de conhecimento, de imaginação e de caráter. Quanto mais cedo uma criança aprende a ler, mais ela se qualifica, mais ela aprende e amplia seu repertório cultural”.

O projeto conta com a parceria da Supervisão de Bibliotecas Escolares da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o apoio do Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão (Cacem) e Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei).

Nenhum comentário:

Postar um comentário