quinta-feira, 25 de maio de 2017

Inscrições ao programa 'Luminar: Caravana da Ciência' terminam nesta sexta-feira (26)


Fonte: Secti       

Texto: Elizete Silva
24/05/2017

Encerra nesta sexta-feira (26) o prazo de inscrição para as escolas interessadas em receber atividades do programa 'Luminar: Caravana da Ciência', da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Por meio do programa, o Governo do Estado vai levar às escolas oficinas nas áreas de astronomia, eletricidade básica, robótica, paleontologia, arqueologia e matemática, além da exibição dos astros e do sistema solar por meio do Planetário Januare. O edital de inscrição está disponível no site da Secti no endereço – www.secti.ma.gov.br. As atividades começam em agosto.

Podem se inscrever na chamada pública, escolas da rede pública do Maranhão que preencham os critérios mínimos de infraestrutura de acordo com a natureza das atividades solicitadas. Uma das novidades da edição deste ano é a oferta de duas novas oficinas a de Paleontologia/Arqueologia e de Matemática. A oficina de Matemática está inserida na programação do Biênio da Matemática – 2017/2018 – que prevê várias atividades com o intuito de tornar o ensino da disciplina mais atraente, melhorando assim o processo de ensino-aprendizagem.

O 'Luminar – Caravana da Ciência' é uma iniciativa pioneira de popularização da ciência no Maranhão. Ano passado o programa foi levado a 22 municípios atendendo 16 mil pessoas. Este ano queremos ampliar esse número garantindo que mais crianças e jovens participem de atividades de educação científica. Coisas práticas e concretas que possam ser levadas por toda vida, semeando e estimulando o despertar de uma vocação científica”, disse o secretário de Estado da Ciênica, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada ao falar sobre a importância da ação.

As oficinas contemplam turmas de alunos do ensino fundamental e médio do sistema público de ensino. As atividades serão realizadas, preferencialmente, aos finais de semana. As escolas poderão se inscrever em mais de uma oficina ou na exposição do planetário, desde que preencham os requisitos básicos de infraestrutura para que estas ocorram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário