quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

MELHORIAS NO AEROPORTO PREFEITO RENATO MOREIRA SÃO O TEMA DE MESA REDONDA EM IMPERATRIZ


Imperatriz é a segunda maior cidade do Estado e a principal do Sul do Maranhão, por isso, as adequações e as melhorias nos serviços aeroportuários são essenciais para o desenvolvimento da região. Resultado de um requerimento protocolado em junho de 2017 pelo deputado federal Deoclides Macedo na Comissão da Integração Nacional e da Amazônia (CINDRA), o município recebeu nesta quarta-feira (27) o Secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Rais Lopes. O secretário participou da Mesa Redonda que tratou sobre o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR) e os problemas operacionais do aeroporto de Imperatriz Prefeito Renato Moreira.
O evento contou com a presença do superintendente do aeroporto de Imperatriz, Manoel de Brito Carvalho; do representante do CTA, o major Antônio Eduardo Santilli; do Presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Maranhão (SINDUSCON), Fábio Ribeiro Nahuz; do empresário Clinewton Dias,  representando a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), da deputada estadual Valéria Macedo, além de representantes do Corpo de Bombeiros, VLI e técnicos da Infraero.
O aeroporto de Imperatriz atualmente conta com quatro voos diários, dois da Latam e dois da Azul. Segundo Deoclides Macedo, tem papel fundamental para a região por ser o único nas proximidades a receber aeronaves com voos regulares, atendendo mais de 40 municípios do entorno e, também, de outros estados. “Imperatriz  se destaca por sua importância econômica, educacional, ocupa a posição de segundo maior centro econômico, político, cultural e populacional do estado, e o aeroporto atende também moradores do Pará e Tocantins. Portanto, discutimos com os órgãos competentes os investimentos para 2018, importante para que o local continue operando com segurança, ofertando comodidade às pessoas, evitando o atraso e o cancelamento de voos”, disse o deputado.
O secretário Dario Rais Lopes parabenizou a iniciativa do deputado que apresentou ações concretas para o município de Imperatriz. Ele garantiu
que está previsto um orçamento R$ 24 milhões para a reestruturação do aeroporto. O investimento será aplicado até dezembro de 2018 na reforma que inclui ampliação da área de taxisway A e stopway, construção da taxiway B e acostamentos da PPD, taxisway A e B, implantação de sistema de balizamento luminoso e de controle de monitoramento, além da reforma da pista de pouso e decolagem.
Na oportunidade, o major  Antônio Eduardo Santilli explicou que  o aeroporto dispõe de mecanismos de auxílio à navegação aérea, como a instalação de ILS e de PAPI na cabeceira principal, e opera desde 14 de setembro de 2017 com  Procedimento de Aproximação RNAV (GNSS) - Cartas de Aproximação (IAC) e decolagem (SID), que proporcionam ganhos operacionais de acessibilidade  e mais segurança ao aeroporto. 
“Atualmente, as operações de pousos e decolagens em Imperatriz contam com o radiotransmissor NDB (Non Directional Radio Becon ) e o equipamento eletrônico VOR ( Very High Frequency Omnidirectional Range ), sendo que ambos são utilizados para as duas cabeceiras da pista.  O local conta, ainda, com o  PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão)  em funcionamento, que é um sistema de ajuste visual que garante maior indicação da rampa de aproximação na pista, além de duas Cartas de Aproximação que permitem aproximação das aeronaves em condições meteorológicas adversas”, explicou o  Major CTA Santilli.
“Evento muito proveitoso. Agradecemos a presença dos órgãos representados, tivemos avanços este ano, e estamos convictos que após as adequações em 2018, o aeroporto de Imperatriz poderá receber passageiros em quantidade cada vez maior. Vamos cobrar juntos as empresas de aviação que operem no aeroporto com aeronaves e pilotos habilitados dentro dos novos padrões de segurança do aeroporto, prestando assim bons serviços aos passageiros que chegarem à cidade em busca de negócios, turismo, educação, potencializando o desenvolvimento econômico e o potencial turístico de toda a região”, comemorou Deoclides Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário