terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Pesquisa Vox Populi revela que a disputa para governador do Maranhão em 2018 está indefinida entre Flávio Dino e Roseana Sarney


AQUILES EMIR

O Instituto Vox Populi divulgou nesta segunda-feira (04) sua primeira pesquisa sobre as intenções de votos para governador do Estado, presidente da República e senador no Maranhão e mostrou que o governador Flávio Dino (PCdoB) e sua antecessora, Roseana Sarney (PMDB), estão tecnicamente empatados na preferência do eleitorado. A pesquisa foi encomendada pela Agência Jacarta e foi aplicada em 38 municípios de todas as regiões.
De acordo com os números, se eleição fosse hoje, Flávio Dino teria 37% dos votos contra 35% de Roseana, e em terceiro lugar aparece o deputado Eduardo Braide (PMN) com 7%, vindo em seguida Roberto Rocha (PSB) com 5%, Maura Jorge (Podemos) com 3%, Ricardo Murad (PRB) com 2% e Eliziane Gama (PPS) com 1%.
Num cenário de segundo turno, o governador ficaria com 48% contra 43%. Se o segundo fosse entre Flávio Dino e Roberto Rocha, o governador venceria o senador por 63% a 22%, e na possibilidade do confronto ser entre Roseana e Roberto Rocha, ela venceria por 57% a 29%.
Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os números indicam que Flávio Dino e Roseana Sarney estão tecnicamente empatados tanto no primeiro quanto no segundo turno. No primeiro, ele pode ter de 40% a 34% e ela, de 38% a 32%; no segundo, ele teria de 51% a 45%, e ela, de 46% a 40%.
De acordo com o Vox Populi, se a eleição fosse somente na Grande São Luís, Flávio Dino perderia tanto para Roseana quanto para Eduardo. Pelos números apurados em três municípios da Ilha – São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar – o governador ficaria com 24% das intenções de voto contra 27% de Roseana e 25% de Eduardo Braide.
Quanto à rejeição, Roseana lidera com 28% contra 16% de Flávio Dino, 12% de Ricardo Murad, 9% de Roberto Rocha, 7% de Eduardo Braide, 7% de Maura Jorge e 1% de Eliziane Gama.
Veja os números da pesquisa induzida para o primeiro turno:
CANDIDATOCAPITALINTERIORTOTAL
Flávio Dino24%39%37%
Roseana Sarney27%37%35%
Eduardo Braide25%3%7%
Roberto Rocha4%5%5%
Maura Jorge4%5%3%
Ricardo Murad2%2%2%
Eliziane Gama1%1%1%

Avaliação – Para o publicitário Janderson Landim (foto), que encomendou a pesquisa, é importante observar que Flávio Dino é o único dos concorrentes que está em plena campanha, seja com as obras do governo quanto pela propaganda institucional do governo focada nele. Isto significa dizer que, se não melhorar seu desempenho, corre o risco de ser ultrapassado por um dos concorrentes.
Para Landim, o governador usa uma estratégia errada de querer passar para o eleitor uma preferência inexistente de 60% de dos votos, quando deveria estar mostrando mais suas realizações e falando menos dos adversários. Landim diz também que apoio de lideranças política do interior pouco vai influenciar na disputa, pois a eleição terá um caráter de aprovação ou não do governo, isto é, se o governador pretende ser reeleito que mostre mais serviço.

Senado – Quanto aos números para senador, somadas as intenções tanto de primeiro quanto de segundo voto, Sarney Filho (PV) lidera com 16%, Eliziane Gama aparece em segundo com 14%, Edison Lobão (PMDB) surge em terceiro com 13% e em seguida vêm empatados Waldir Maranhão (Avante) e José Reinaldo Tavares (PSB) com 11%, Weverton Rocha (PDT) com 8% e Márcio Jardim (PT) com 4%.
Sobre os números para presidente, o ex-presidente Lula lidera com 65%, seguido de Jair Bolsonaro (Avante) com 11%, Marina Silva (Rede) com 6%, Ciro Gomes (PDT) com 5%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 3%, Eduardo Jorge (PV) com 1%, Michel Temer (PMDB) 1% e Álvaro Dias não pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário