sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Dia D de Segurança chama atenção para a valorização da vida no ambiente de trabalho


 A iniciativa foi realizada pela Cemar, no auditório do IFMA de Imperatriz e discutiu riscos de acidentes nos locais de trabalho

Como parte do compromisso de intensificar as práticas seguras para evitar acidentes no ambiente de trabalho, a Companhia Energética do Maranhão - Cemar em parceria com a 55 Soluções e DPL Construções realizou na tarde desta quarta-feira (31), em Imperatriz, o dia D de Segurança. A iniciativa percorreu todo Maranhão, com ciclo de palestras para os colaboradores das empresas com o objetivo da valorização da vida durante atividades de riscos.

Na ocasião, o diretor de Operações Técnicas e Comerciais, Sérgio Mello, ressaltou que a consciência sobre a segurança no ambiente de trabalho não deve existir somente no dia D, mas que os colaboradores devem colocar em práticas as atitudes todos os dias. “Todas as palavras de conscientização no dia de hoje são muito importantes, mas ainda sim, nossas atitudes, depois que sairmos daqui, é que serão essenciais, pois só assim não vamos ter nenhuma perda. Só ter consciência não é tão importante, precisamos ter muito mais atitude e esperamos que a partir de agora, trabalhando no coletivo, possamos mudar as atitudes para vivermos de forma segura”, disse.

O dia D também trouxe a exibição de um vídeo motivacional do paraquedista Luigi Cani, que contou suas experiências com o esporte e sobre como a segurança no ambiente de trabalho é essencial para evitar acidentes. Além disso, Cani também reforçou que em ambiente de riscos o trabalhador nunca deve contar com a sorte, pois todos os processos devem envolver planejamento, comprometimento e dedicação de toda a equipe para que os riscos diminuam, além de treinamento adequado seguindo todas as normas de segurança exigidas pelo tipo de profissão de risco que a pessoa esteja ocupando.

Para o Gerente Corporativo de Saúde e Segurança do Trabalho, Juliano Alexandre Chandretti, os trabalhadores tem que valorizar a vida,sempre pensando na família. Ele reforça que medidas simples poderiam diminuir os erros que causam acidentes no ambiente de trabalho. “Existem três erros que a gente pode colocar: primeiro o excesso de autoconfiança, depois a falha de um colega que tinha como papel olhar pela vida do seu parceiro de trabalho e falha do processo que podem ser evitados com as medidas simples, nada de muito complexo. Sempre prestar atenção, preenchimento de toda a análise preliminar de risco corretamente e usar todos os EPI(Equipamento de proteção individual) de forma adequada”, ressaltou.

Segundo o Supervisor de Leitura da área comercial, Robson Nascimento, o dia D de segurança é um dia em que os colaboradores param para refletir o quanto que é importante trabalhar com segurança. “Nesse dia a gente lembra o compromisso que temos com a empresa, mas principalmente um compromisso que temos com os nossos familiares de voltar para casa e ser recebido com amor pelos nossos parentes. Quando temos esse tipo de diálogo de segurança o que mais a gente reforça é sobre passar adiante o conhecimento correto e transmitir para as pessoas que nos rodeiam”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário