quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Especialista em coluna dá dicas de como aproveitar o carnaval sem esquecer da saúde



 A maior festa popular do país se aproxima e os foliões só querem saber de cair na dança e se divertir muito. Em Imperatriz, os brincantes percorrem várias ruas da cidade, seguindo a famosa “jardineira” com as tradicionais marchinhas de carnaval, por isso, são quatro dias muito intensos que pedem bastante esforço e disposição do corpo. É aí que se deve ficar atento e tomar cuidado com os excessos. A coluna vertebral é uma das primeiras a sinalizar algumas consequências de toda essa movimentação.

Para aproveitar essa grande festa sem ter grandes prejuízos para a saúde do corpo e da coluna, o ortopedista especialista em coluna, que atende na Clínica da Coluna em Imperatriz, Dr. André Pagotto, dá algumas dicas para os foliões se prevenirem e evitarem possíveis doenças:

·         Realizar alongamentos durante e após os dias de carnaval: Para dar mobilidade e flexibilidade ao corpo, é válido apostar em exercícios simples, que também irão ajudar no relaxamento da musculatura geral. Com isso, pode-se alongar a coluna em flexão e extensão, as pernas, panturrilhas e pescoço. A dica é alongar em casa, frente a um espelho, e manter uma postura adequada em cada exercício.

·         Cuidado ao usar salto alto: Ele é prejudicial à coluna, principalmente se o folião pretende dançar sobre o salto, pois ele pode aumentar o risco de dores, visto que causa um aumento de carga sobre a coluna e gera uma postura inadequada. O ideal é usar sapatos e sandálias sem salto.

·         Evitar bebidas alcoólicas e beber mais água: O consumo de bebidas alcoólicas causa fadiga e sobrecarga da coluna, pois é o grande responsável pela desidratação dos músculos. O que piora o problema é o relaxamento que o álcool provoca na musculatura, por isso, é ainda mais difícil perceber quando a coluna está no limite na hora da folia. O indicado é beber bastante água. Ela é indispensável para manter a hidratação do corpo, além de melhorar o funcionamento dos músculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário