quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Fórum dos Jogos Escolares define metas da competição

Inscrições iniciam dia 05 de março e seguem até 16 de maio

por Dema de Oliveira

Regulamento das categorias mirim e pré-mirim dos Jogos Escolares Imperatrizenses, JEI’s 2018, será repassado aos representantes de escolas e demais interessados em reunião que acontece nesta quinta-feira, 22, nas dependências da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude, Sedel.
Com a presença dos professores de Educação Física de escolas municipais, estaduais, federais e particulares de Imperatriz, foi realizado na terça-feira, 20, o Fórum dos Jogos Escolares Imperatrizenses de 2018. Com 23 modalidades nas categorias mirim, pré-mirim, infantil e infanto, a 37ª edição da competição será aberta em 25 de maio no Estádio Frei Epifânio. Para esse ano, é esperada a participação de mais 100 escolas e cerca de seis mil atletas nas disputas dos XXXVII JEI's.
Entre as definições do Fórum, para a secretária municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Greycivane Lindoso, a maior conquista foi a discussão e reformulação do regulamento a nível local. "Em todas as edições anteriores era seguido regulamento dos Jogos Escolares Maranhenses, JEM's, e isso dificultava alguns procedimentos locais, como as inscrições, e agora em comum acordo, fizemos a reformulação para atender as necessidades dos competidores da nossa cidade, com a contribuição dos próprios professores. Após votação em plenária, alguns itens foram especificados", ressalta.
No encontro ficou acertado que instituições de ensino que possuam estudos adicionais da Educação Básica regular, como cursos técnicos em nível médio especifico, bem como os centros de ensino supletivos como o da Educação de Jovens e Adultos, EJA, poderão inscrever seus alunos-atletas normalmente.
Outro ponto importante é que participantes com 12 anos poderão ser inscritos nas categorias mirim e infantil. E nas categorias infantil e infanto, poderá competir em uma modalidade coletiva e uma individual. "Quando essa condição ocorrer, o aluno-atleta deverá apresentar Termo de Responsabilidade e Cessão de Direitos para Atleta (menor de idade), por cada modalidade. Mas somente para as categorias infantil e infanto", ressalta Sandro Medeiros, coordenador do Núcleo de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, instituição parceira do evento.
Confira as modalidades que serão disputadas:
Futebol de campo, futsal, beach soccer, voleibol, basquetebol, handebol e queimada (coletivas), atletismo, badminton, dama, xadrez, ciclismo, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis de quadra, vôlei de areia, peteca.
De acordo com o que foi definido no fórum, foi extinta dos Jogos Escolares Imperatrizenses em 2018, a luta olímpica, que foi disputada ano passado, somente como apresentação, já que não foi seletiva para os Jogos Escolares Maranhenses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário