sábado, 17 de fevereiro de 2018

Servidores participam de capacitação em combate a incêndio e primeiros socorros


Medida auxilia profissionais em diversas situações no ambiente de trabalho

por Léo Costa

Cerca de 120 servidores municipais participaram, nesta sexta-feira, 16, de palestras de capacitação em Prevenção e Combate a Incêndio e ensinamentos sobre primeiros socorros. Atividades foram realizadas pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes.
“Um dos principais objetivos foi ampliar o conhecimento do servidor, como também auxiliá-lo nas diversas situações que podem ocorrer no ambiente de trabalho. Eles aprenderam o procedimento mais adequado até a chegada do serviço especializado” destacou a secretária Fátima Avelino.
A capacitação ocorreu no Restaurante Popular, Rua Simplício Moreira, 830, Centro, ministrada pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar do Maranhão, 3º BBM, e Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu 192.
Durante o encontro, os servidores aprenderam a importância de certificar-se das condições seguras do ambiente e os cuidados necessários para evitar que um socorro feito de forma inadequada comprometa ainda mais a vítima. “Repassamos informações sobre primeiros socorros, onde foram abordados assuntos relacionados a quedas, desmaios, convulsões e choques elétricos, além de uma situação motivacional” – detalhou o médico Alexsandro Freitas, coordenador geral do Samu.
O soldado do Corpo de Bombeiros, Egilberto Araújo Cardoso, abordou sobre o manuseio de extintores, hidrantes e outros equipamentos de combate a incêndio. “Orientamos sobre medidas de segurança no combate a principio de incêndio e prevenção contra acidentes domésticos e no ambiente de trabalho” – destacou.
Participaram do treinamento, servidores do Restaurante Popular, Casa do Idoso Feliz e educadores sociais. “A capacitação é uma forma de prevenção e preparo, pois muitas vezes no ambiente de trabalho acontece um ou outro tipo de acidente. Nem sempre nessas horas temos pessoas capacitadas ou com algum conhecimento pra saber como lidar com tal situação e agora será bem diferente” – concluiu Mariana Nogueira, coordenadora do Restaurante.
Além da capacitação, uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do Programa Saúde do Idoso e Programa Municipal de Imunização, possibilitou ação que beneficiou servidores com vacinação contra tétano, gripe, hepatite e febre amarela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário