sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Trânsito de bicicletas no Calçadão é regulamentado

Medida visa evitar acidentes envolvendo pedestres e ciclistas

por Gildásio Carvalho

Bicicletas estão proibidas de trafegar no calçadão da Avenida Getúlio Vargas, no trecho das ruas Simplício Moreira até Sousa Lima. Placas na entradas e saída do espaço comercial foram instaladas nesta quinta-feira, 8. Medida evitará que ciclistas e pedestres sofram acidentes no local. Fiscalização no calçadão será realizada pelas equipes da Secretaria de Trânsito que fazem rota no Centro de Imperatriz.
O secretário de Trânsito, Leandro Braga, orienta os ciclistas a respeitarem a sinalização implantada e devidamente regulamentada no Código de Trânsito Brasileiro – CTB. “É intensa a circulação de pessoas no Calçadão, pois o CTB disciplina que ‘não é permitido pedalar nas calçadas ou em áreas exclusivas para circulação de pedestres”, explica.
A indicação é que os agentes façam durante 15 dias orientação para reforçar a sinalização existente das placas e, caso o ciclista insista em trafegar na área proibida, a bicicleta pode ser apreendida. O CTB prevê também a aplicação de multar no valor de R$ 85,13 como infração média.
Ele ressalta que o ciclista desmontado (desembarcado) é considerado pedestre e que o mesmo poderá deslocar-se por calçada e faixa nessa condição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário