segunda-feira, 5 de março de 2018

Aberta a Semana Municipal da Mulher Idosa

Programação conta com consultas e exames na Unidade Móvel de Oncologia e palestra com a especialista em saúde do idoso

por Léo Costa

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, deu início na manhã desta segunda-feira, 05, à Semana Municipal da Mulher Idosa. Seguindo a campanha realizada pela gestão municipal, evento traz como tema "Direito da Mulher: o tempo é agora!".
“Esse momento nos remete a uma reflexão sobre a importância da mulher como, avó, mãe e companheira. Também nos mostra que uma das nossas missões, quanto poder público, e cuidar e bem das nossas idosas. E uma das politicas da gestão do prefeito Assis Ramos é cuidar das pessoas,” - destacou Alex Rocha, vice-prefeito de Imperatriz.
A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Casa do Idoso Feliz, Rua Rui Barbosa, 208, Centro. O prefeito Assis Ramos, foi representado pelo vice-prefeito Alex Rocha, acompanhado da segunda dama Vanessa Rocha. Também estiveram presentes as secretárias municipais, Fátima Avelino (Desenvolvimento Social) e Greycivane Lindoso (Esporte, Lazer e Juventude); coordenadora da Casa do Idoso, Alessandra Nobre; coordenadora da Atenção Básica, Érika Tourinho; coordenadora do Programa Saúde do Idoso,  Gardênia Noleto; membro do Conselho Municipal da Saúde, Ana Claudia Braga;  coordenadora oncológica de Imperatriz, Vilenice Batista; coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Lívia Dias Bustamante; e coordenadora do Programa Municipal do Controle da Tuberculose, Menildes Paixão.
“Celebrar o mês de março como o Mês das Mulheres é o momento oportuno de reafirmar a sua importância na sociedade em todos os seus segmentos,” – disse Fátima Avelino, secretária de Desenvolvimento Social.
Fazem parte da programação, consultas dermatológicas; mamografia; exames de Papa Nicolau (PCCU); Próstata (PSA), para os homens, na Unidade Móvel de Oncologia da Secretaria Municipal de Saúde; e palestra com a especialista em saúde do idoso, Suzana Lima Garcês, que abordou o tema: Mulher que se ama se cuida. As ações da saúde acontecem até quarta-feira, 07, no ônibus oncológico da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, em frente à Casa do Idoso.
“Preparamos com os parceiros uma programação toda especial para homenagear o público feminino que frequenta o serviço. Para nós é uma grande satisfação poder fazer parte deste trabalho aqui na Casa do Idoso,” – ressaltou Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso.
Para a usuária Luiza Ribeiro Moura, 73, moradora do bairro Juçara, programação ressalta o valor das mulheres. "Hoje, é um dia especial para nós, mulheres comemoramos aqui na Casa do Idoso”.
Na área da beleza as atividades ficam por conta da Escola de Qualificação Técnica de Enfermagem de Imperatriz, Eqtei, e massagens corporais e faciais com a Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão, Unisulma.
Nesta terça-feira, 06, as comemorações em homenagem às mulheres da terceira idade seguem com caminhada em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, com saída às 7h30, da Casa do Idoso, em direção à Avenida Beira Rio, onde haverá aulão de ginástica e alongamento com os educadores Leandro Lopes e Mohammed Dávila. À tarde, às 16h, haverá apresentação cultural da Companhia de Arte da Casa do Idoso com a peça “CASAR?” e aulão de ginástica com a Academia Yassuo, no Shopping Tocantins.
Na quarta-feira, 07, as atividades começam às 8h, com Dia da Beleza com a equipe da Escola de Qualificação Técnica de Enfermagem de Imperatriz, Eqtei, na Casa do Idoso Feliz. Já na quinta-feira, 08, as ações acontecem às 16h, com apresentação cultural da Cia de Arte da Casa do Idoso na Beira Rio, se encerrando na sexta-feira, 09, às 16, no Shopping Imperial com a peça “CASAR?”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário