sexta-feira, 2 de março de 2018

Cras Santa Lúcia recebe ações de prevenção à saúde bucal

Ação beneficiará cerca de 300 crianças

por Léo Costa

A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, em parceria com o curso de odontologia da Faculdade DeVry Facimp, deu início nesta sexta-feira, 02, a ação educativa sobre Saúde Bucal. As atividades estão sendo realizadas na unidade do Centro de Referencia de Assistência Social, Cras/Santa Lúcia, Rua 10 s/n, Recanto Universitário.
“Um dos principais objetivos dessa parceria é justamente orientar pais e filhos de que, além de um sorriso bonito, a boa higiene bucal ajuda a evitar doenças,” – falou Sara Leal Silva, coordenadora do Cras Santa Lúcia.
Ação beneficiará cerca de 300 crianças, na faixa etária de 02 a 12 anos, sendo 40 por dia, e famílias de 21 bairros, da grande Vila Nova, assistidas pelo Cras; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, SCFV; e Programa Criança Feliz.
“Esse trabalho está sendo divido em duas etapas. A primeira com atendimento as crianças e em seguida com orientações aos pais. A nossa intenção é orientar os pais sobre os cuidados da saúde bucal e os alunos com a realidade que vão encontrar após a formação acadêmica,” – disse Henrique Steinhauser, representande da faculdade.
Estão sendo disponibilizados à população, informações sobre a melhoria na escovação, limpeza dentária, aplicação de flúor e distribuição de kit de higiene bucal, composto por escova, fio dental e toalha. “Sou criança mais já estou aprendendo que é bom escovar os dentes por que faz bem pra saúde,” – relatou Ana Vitória Rodrigues, 05, moradora do bairro Bom Jesus.
A Importância da saúde bucal das crianças
A boca é uma estrutura complexa, um ambiente vulnerável e propício ao aparecimento de bactérias, muitas delas naturais e importantes para o processo alimentar. É parte do sistema digestivo, onde se inicia o processamento dos alimentos pelo organismo, é composto por lábios, gengiva, língua, palato, bochecha e pelos 32 dentes de uma pessoa adulta.
O próprio corpo cuida do equilíbrio das bactérias e demais microrganismos presentes na boca de uma pessoa saudável, mas não dos dentes, que são vulneráveis à ação de agentes como açúcar e amido. Saúde bucal e dentes bem cuidados estão estreitamente ligados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário