sábado, 24 de março de 2018

Cuidados no período chuvoso podem evitar acidentes com energia elétrica


Companhia Energética orienta consumidores a redobrarem a atenção com o uso de equipamentos eletrônicos

 
Neste período que as chuvas se intensificam na região Tocantina, a atenção e o cuidado com o uso de equipamentos eletrônicos deve seguir o mesmo ritmo, pois os acidentes com energia elétrica se tornam mais comuns nesta época. Pensando nisso, a Companhia Energética do Maranhão - Cemar faz um alerta para evitar acidentes com eletricidade durante o período chuvoso. 

"Os equipamentos elétricos jamais devem ser manuseados com o corpo molhado ou em contato com água. Em caso de chuva com alagamentos que atinjam inclusive o nível das tomadas, os cuidados devem ser redobrados, uma vez que a água é condutora de eletricidade, é preciso desligar urgentemente a chave geral. O risco de choque elétrico no período chuvoso é sempre maior, pois o consumidor está mais vulnerável nessas situações", explica o técnico de segurança Nonato Lacerda.

Os equipamentos elétricos jamais devem ser manuseados com o corpo molhado ou em contato com água. Outra importante recomendação é nunca se aproximar de cabos ou fios partidos que estejam no solo e, caso, observe esse tipo de situação, o cliente deve ligar imediatamente para Central de Atendimento 116 informando a situação de risco, com ponto de referência para agilizar a chegada da equipe ao local.

Em caso de chuvas fortes com raios, os aparelhos eletrônicos devem ser retirados das tomadas. É recomendado que as pessoas fiquem em casa ou abrigadas na hora da chuva ou em locais longe de postes ou equipamentos energizados. Evitar locais abertos como campos de futebol, ruas e sempre procurar abrigo pode ser fundamental para salvar vidas. A Cemar ainda orienta que para qualquer situação de risco que envolva rede elétrica é importante ligar para na Central de Atendimento 116 em caráter de urgência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário