sexta-feira, 2 de março de 2018

"OS CUIDADOS COM O GLAUCOMA DURANTE A VIDA"

Por dra. Marilda Albuquerque Ferraz
"O GLAUCOMA é uma doença crônica que, se não tratada corretamente, pode levar à cegueira irreversível. Além do diagnóstico precoce, é importante observar alguns cuidados que devem fazer parte do dia a dia do paciente.
O acompanhamento da doença em consultas de rotina com o médico oftalmologista deve acontecer, pelo menos, uma vez ao ano. 
Os cuidados incluem tbém pessoas com fatores de risco como histórico familiar, afrodescendentes, pessoas com idade acima de 40 anos e que apresentem o quadro de miopia.
A Pressão Intraocular elevada é o principal fator de risco para o GLAUCOMA. E, no tratamento da doença, é o único fator que pode ser modificado. Ela precisa ser mantida baixa para evitar a progressão da doença.
Fique atento:
• As posições invertidas da ioga e os exercícios praticados de cabeça para baixo devem ser evitados;
• Praticar exercícios, como caminhada, natação e corrida contribui para diminuir a pressão intraocular e melhorar a condição cardiovascular, ajudando a irrigação sanguínea do Nervo Óptico;
• Pacientes glaucomatosos devem evitar tocar instrumentos de sopro ( flauta, trompete e saxofone ), por aumentar a pressão torácica com risco de aumentar a pressão intraocular;
• Evitar o estresse, porque em níveis elevados a pupila dilata, podendo levar, em olhos predispostos, ao aumento súbito da pressão intraocular. O glaucoma de ângulo fechado agudo é uma urgência oftalmológica e pode levar a cegueira em poucos dias se não tratada a tempo;
• O uso regular de colírios, com indicação médica, é o tratamento inicial do glaucoma."
DRA MARILDA ALBUQUERQUE FERRAZ e UNIDADE MÓVEL OFTALMOLÓGICA realizando atendimentos em breve no interior do Maranhão! Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário