sábado, 24 de março de 2018

Recanto Universitário recebe 10ª edição de palestra contra drogas

Projeto alerta crianças e jovens que "O grande barato é nunca experimentar"

por Mariana Campos

A décima edição do projeto "O Grande Barato é Nunca Experimentar", idealizado pelo prefeito Assis Ramos, foi recebida com muito entusiasmo pelos alunos da Escola Municipal Domingos Moraes, no Recanto Universitário. Palestra realizada na quinta-feira,22, reuniu mais de 100 alunos, do 7°, 8° e 9° ano. A conversa descontraída e produtiva entre prefeito e jovens com idades de 12 a 16 anos, já é sucesso entre a garotada, e agora veio recheada de novidades.
As orientações, antes conduzidas somente pelo gestor, receberam contribuições. A psicóloga e coordenadora do CAPSIJ – álcool e droga, Zaira Karam, e o ex-usuário David Rodrigues, fizeram parte da inovação da palestra, com experiências vividas diariamente. Em sua fala, Zaira reforçou o comportamento, e como detectar quando o jovem está envolvido com drogas, de acordo com a experiência profissional.
Já David Rodrigues, ex-usuário, falou das adversidades e momentos difíceis enfrentados durante o período em que se envolveu com entorpecentes. Ele alertou  sobre as perdas de oportunidades que o vício acarreta. “Durante muito tempo, deixei o convívio familiar, perdi amigos, oportunidades de emprego e estudo por causa das drogas. Só eu sei o quanto isso dói, e só traz males, mesmo a gente achando que no início tudo é o paraíso, mas depois tudo se transforma em sofrimento. Por isso eu digo à vocês, evite a primeira vez”, reforçou.
A gestora da escola, Wilma Bandeira, elogiou a iniciativa do prefeito e pontuou a experiência do gestor, enquanto profissional da segurança como fator primordial para a abordagem. “Nosso prefeito está de parabéns pelo projeto, pois ele mostra para o aluno o que são as drogas e como são usadas. Ele apresenta uma didática diferenciada, chamando a atenção do aluno, e isso ele faz com grande propriedade de causa, por toda a experiência adquirida na polícia, e isso é bastante válido”, destacou.
A aluna Amanda Cristina, do 7°ano aprovou a visita e garante que agora será mais fácil dizer não, caso alguém ofereça. “Gostei muito de tudo o que o prefeito expôs aqui, mostrou para a gente os tipos de drogas, e principalmente as consequências. Hoje, tenho certeza que jamais vou querer experimentar, se alguém me oferecer”.
De acordo com o prefeito, gratificante constatar a proporção que o projeto vem ganhando. Desde a primeira palestra, ainda em 2017, foram alcançados jovens da rede pública e particular de ensino. Segundo ele, a ideia é trazer cada vez mais inovações para enriquecer a iniciativa. “Orientar nossos jovens quanto aos males causados pelas drogas não é uma obrigação só dos pais, mas de toda a sociedade. Essa conversa ajuda muito, já estamos na décima edição e cada vez mais procurando melhorar a didática. Já alcançamos cerca de mil jovens e vamos abranger ainda mais”, enfatizou o prefeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário