terça-feira, 20 de março de 2018

Saúde do Adolescente atende nas escolas

Estratégia facilita acesso aos serviços públicos em Imperatriz

Publicado em: 19/03/2018 por Maria Almeida
A equipe do Programa Saúde do Adolescente, instituída na Unidade Básica de Saúde do Parque Amazonas, iniciou esse mês, visitas às escolas públicas de Imperatriz. Palestras, orientações, consultas, testes rápidos de hepatites e atualização da caderneta de vacina são oferecidos aos alunos. O atendimento e suporte é feito por profissionais como técnico de enfermagem, assistente social, médica, enfermeira e psicóloga.   
Na manhã dessa segunda feira, 19, foram beneficiados estudantes da escola Paulo Freire. De acordo com o cronograma, as próximas são União, Senhor Jesus e Ipiranga.  “É a primeira vez que acontece atendimento com uma equipe completa e de forma contínua dentro da nossa unidade escolar” – revelou a supervisora, Fátima Vale. Para ela, essa iniciativa facilita o acesso dos jovens à saúde.
“Esse vínculo é extremamente necessário, porque a partir desse acompanhamento eles são despertados para o interesse e necessidade de procurar os cuidados preventivos disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde. Temos, por exemplo, uma adolescente de 14 anos grávida que ainda não tinha feito nenhuma consulta, nem exame, e agora está sendo acompanhada”- relatou a supervisora.
Segundo a assistente social da equipe, Cilene Sousa, antes de começar as atividades foi realizado um levantamento junto à comunidade escolar. “Fizemos pesquisa de sala em sala para saber do que eles mais precisam, e quais os temas que se interessam para discussão. Na última semana, por exemplo, conseguimos atingir mais de 300 alunos com uma palestra sobre sexualidade” – afirmou.
A estratégia de atendimento aos adolescentes em Imperatriz foi instituída, recentemente, na gestão Assis Ramos, inaugurando um serviço único no Maranhão. “Trata-se de um atendimento segmentado, com equipe especializada que conta inclusive com hebiatra – médica especialista em saúde na adolescência, faixa etária que tem recebido atenção diferenciada” – ressaltou a coordenadora do programa Roberta Fernandes.
Paralelo à essas atividades em campo, são disponibilizados também atendimentos na Unidade Básica de Saúde, parceira do Adolescente no Parque Amazonas, onde a hebiatra consulta toda segunda-feira, pela manhã, terça, quarta e quinta, à tarde. A unidade disponibiliza, aind,a atendimento com psicóloga, enfermeira especializada nessa área e assistente social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário