sexta-feira, 9 de março de 2018

Semana Mundial da Água será aberta neste sábado

Encontro discute os cuidados com a preservação dos riachos e nascentes

por Sara Batalha

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Secretaria de Meio Ambiente, Semmarh, preparou vasta programação de sete dias, que ocorre entre 10 e 23 de março. Atividades começam na manhã deste sábado, 10, com o plantio de 800 mudas das espécies de açaí, mutamba, sombreiro, oití, cachimbeiro, ipês, entre outras, no Lago do Mutirão, Vila Esmeralda, em parceria com uma indústria de papel da cidade, Superintendência de Limpeza Pública, Escola Municipal Maria das Neves e desbravadores da Igreja Adventista. Arborização, palestras, blitz e seminários integram cronograma de ações.
De acordo com a secretária da Semmarh, Rosa Arruda, esse é um momento de reflexão, mas os cuidados com a preservação dos riachos e nascentes devem ser constantes. "Devemos nos atentar, não somente em épocas comemorativas como é o dia mundial da água, mas rotineiramente cuidar e preservar nossos rios, riachos e lagoas. A Secretaria de Meio Ambiente, busca manter ações permanente em prol da preservação da água na cidade, com a revitalização das nascentes, como é o caso do projeto 'Renascer das Nascentes'", enfatizou.
Uma das coordenadoras do Núcleo de Educação Ambiental, NEA, Ângela Lima fala da importância do evento.  "A programação busca, também, contribuir para a conscientização da população sobre a importância da água, mostrando suas múltiplas utilidades, seu ciclo, bem como sua conservação. Além do grande plantio que será feito para preservar a mata ciliar", informou a coordenadora.
O evento é aberto à comunidade. Confira o cronograma:
Plantio de 800 Mudas e Educação Ambiental
Data: 10/03/2018, às 8h
Local: Vila Esmeralda (Grande Cafeteira) – Lago do Mutirão
Parceiros: Suzano Papel e Celulose, Limpeza Pública, Escola Municipal Maria das Neves e Desbravadores da Igreja Adventista
Palestra Tema: Água
Data: 16/03/2018
Local: Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa
Parceiros: VLI
Melhoria da Praça do Centro Comunitário do Itamar Guará – arborização e paisagismo
Data: 19/03/2018
Local: Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa
Parceiros: VLI
Recuperação do riacho Vila Conceição I e Palestra com o tema Água
Data: 20/03/2018
Local: Vila Conceição I
Parceiros: Superintendência de Limpeza Pública.
Blitz em pontos estratégicos da cidade, com entrega de lixo car e panfletos, fixação de adesivos nos carros
Data: 21/03/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário