terça-feira, 6 de março de 2018

UBS amiga da mulher será lançada nesta quinta-feira

Outra novidade é a disponibilização de ginecologista para atendimento a cada 15 dias Casa do Idoso Feliz

por Maria Almeida

A Prefeitura de Imperatriz integra à Atenção Básica do Município mais um dispositivo de atendimento especializado em saúde feminina. O lançamento oficial do serviço acontece nesta quinta-feira, 08, às 9h, na Unidade Básica de Saúde Milton Lopes, também conhecida como Posto Cumaru, que recebeu o título de UBS Amiga da mulher.
Iniciativa faz parte das ações programadas para homenagear ao público feminino, no mês dedicado à mulher. “Escolhemos o dia 8 de justamente por ser comemorado nosso Dia Internacional. E a partir dessa data as usuárias do Sistema Único de Saúde terão acesso a novos cuidados com atendimento especial” – explicou a coordenadora do Departamento de Atenção Básica, Erika Tourinho.
Com o funcionamento da UBS amiga da mulher, entre os benefícios será disponibilizado fisioterapia ginecológica, que identifica e trata lesões iniciais, evitando cirurgias de perineoplastia; aumento no número de consultas especializadas e coleta do preventivo do colo do útero, PCCU; além de passar a contar com uma Comissão de Investigação de Óbito Materno Infantil e Fetal.
“A ideia é inserir ainda no rol de serviços oferecidos na UBS, novos exames, como colposcopia e inserção do Diu, além de reduzir o tempo para entrega do resultado PCCU ” – ressalta a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Lívia Bustamante. Segundo ela, o lançamento da UBS visa ter uma referência em atendimento feminino, mas os demais postos continuarão a oferecer atendimento normalmente.
Medida garante ampliação na cobertura dos serviços da rede pública de saúde e atendimentos especializados. “Já temos o programa Saúde da Mulher implantado no município, mas com o aumento na oferta de procedimentos existentes e inserção de novos, melhoramos nossa assistência” – destacou o secretário de Saúde, Alair Firmiano.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário