quinta-feira, 26 de abril de 2018

Dia em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho será lembrado em Imperatriz

Atividades em alusão à data contam com palestras gratuitas sobre segurança

por Sara Batalha

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do trabalho é comemorado em 28 de abril e, para lembrar a data, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Cerest, desenvolve uma série de ações alusivas entre 23 e 27 deste mês. Em parceira com outras instituições e empresas, atividades serão direcionadas no ramo da construção civil e estudantes, com palestras sobre segurança e circuito de saúde.
O dia D será comemorado nesta sexta-feira, 27, através do apoio da Wyden Facimp, em que o Cerest irá promover palestras voltadas aos acadêmicos do curso de Direito de todas instituições de ensino superior de Imperatriz e população em geral. De acordo com o técnico em segurança do trabalho do Cerest, Marcos Jefferson Barros, "o intuito é criar disseminadores no meio acadêmico e no meio dos trabalhadores, sobre a importância da segurança no trabalho e quais são os direitos do trabalhador pós acidente, quais as perdas que ele sofre com a reforma da previdência".
As palestras serão realizadas das 8h às 11h e das 19h às 22h, com inscrições gratuitas no local e valem certificado de 10h. O temas abordados são: "Indenização por acidentes ou doenças de trabalho", com os advogados Guilherme Henrique C. de Almeida e Marco Antônio R. Ferreira; e "Repercussões das mudanças da Previdência Social e seus reflexos na vida do trabalhador", com a advogada Damirys Nayara D. de Brito.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, MS, em todo o mundo, cerca de 2 milhões de pessoas perdem a vida no trabalho, por ano. São cinco mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, 12 mil vítimas são crianças. Ainda segundo o órgão, cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho acontecem todos os anos e as doenças relacionadas ao trabalho afetam cerca de 160 milhões de pessoas. Isso representa um custo equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) de todos os países do planeta.
 

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário