quarta-feira, 16 de maio de 2018

Desperdício de energia: saiba como evitar


Pequenas atitudes ajudam na economia e fazem toda diferença na conta de luz

Você sabia que o simples ato de mudar sua lâmpada antiga por uma com tecnologia LED pode reduzir até 70% no consumo de energia? Você sabe distinguir quais eletrodomésticos mais consomem quilowatts e elevam o valor da conta de luz? Algumas mudanças na rotina são necessárias para poupar energia elétrica e não ter surpresas no final do mês.

Para facilitar o entendimento e alertar os consumidores, a Companhia Energética do Maranhão listou os aparelhos que, se usados de maneira indevida, tornam-se vilões e podem agravar as despesas com energia elétrica.

O ar condicionado é o maior vilão do consumo doméstico de energia, consumindo, em média, 193,76 kWh por 8 horas de energia ao dia. Já a geladeira, um dos eletrodomésticos mais utilizados nas casas, representa cerca de 30% do consumo total de uma residência, por isso, requer bastante atenção.

Uma dica importante para poupar energia é sempre deixar um espaço entre a parede e a geladeira para que ela possa trabalhar com eficiência e, também, facilitar a circulação do calor desprendido por ela. Também é preciso verificar se a borracha de vedação da geladeira está em bom estado, caso contrário, o eletrodoméstico pode estar consumindo mais energia do que o necessário para seu funcionamento.

Ações do dia a dia que parecem simples podem fazer uma grande diferença na hora de pagar a conta, como por exemplo, não colocar geladeira ao lado do fogão, pois o calor do eletrodoméstico fará com que a geladeira trabalhe mais, e também não colocar roupas molhadas para secarem na parte traseira, pois além de fazer com que puxe mais energia, isto pode causar sérios acidentes.

Outra dica é pintar as paredes dos ambientes da casa com cores claras, por exemplo, assim você poderá usar um menor número de lâmpadas possível em um cômodo e de menor potência, já que paredes com cores escuras exigem que sejam compradas lâmpadas mais potentes e em maior número para se conseguir ter uma boa iluminação.

Lembre-se: combater o desperdício de energia elétrica não significa abrir mão do conforto. É possível aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar, apenas com atitudes simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário