segunda-feira, 7 de maio de 2018

Dia "D" de vacinação contra a gripe será neste sábado

Público atendido na Casa do Idoso foi imunizado na sexta-feira, 4

por Léo Costa

Seguindo calendário do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Imperatriz realizará força-tarefa neste sábado, 12, na imunização contra o vírus da gripe. A campanha nacional foi iniciada no último dia 23 em todo o país. Além do atendimento nas unidades básicas de saúde, equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou na sexta-feira, 04, vacinação na Casa do Idoso Feliz.
"Pessoas com risco alto de desenvolver complicações pela gripe precisam ser vacinadas todo ano, os idosos fazem parte desse grupo e é fundamental manter a vacina em dia", destacou Alair Firmiano, secretário de Saúde.
Ação contou com a presença do vice-prefeito, Alex Rocha; secretários municipais, Alair Firmiano (Saúde) e Zigomar Filho (Desenvolvimento Social); coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco Oliveira; coordenadora da Casa do Idoso, Alessandra Nobre; presidente do Conselho do Idoso, Conceição Formiga; coordenadora do programa Saúde do Idoso, Gardênia Noleto; e vereadora Maura Barroso, Pros.
“Pelo fato dos idosos terem uma saúde mais delicada é importante que eles se vacinem antes das estações de gripe para prevenir o risco de contrair o vírus”, destacou Zigomar Filho, secretário de Desenvolvimento Social.
A mobilização foi realizada, das 8h às 12h, na Casa do Idoso Feliz, Rua Rui Barbosa, 208, Centro. “Aqui é um espaço já conhecido, onde os idosos se sentem em casa. Mas, a ação foi direcionada a todos os idosos de Imperatriz”, afirmou Alessandra Nobre, coordenadora da Casa.
Foram disponibilizadas 600 doses da vacina. A imunização protege contra os três sorotipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: H1N1, H3N2 e Influenza B.
“A composição muda todo ano, de acordo com os vírus da gripe que estão em circulação no período. Por isso, as pessoas precisam se vacinar anualmente para evitar complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia”, ressaltou Gardênia Noleto, coordenadora do programa Saúde do Idoso.
Antes da imunização os idosos passaram por uma triagem feita pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O aposentado José Alves da Silva, 82, morador do bairro Juçara, frequentador da Casa do Idoso, há 21 anos, foi quem tomou a primeira dose da vacina.  “Depois que passei a tomar a vacina, nunca mais fiquei gripado. Por isso, não falto, todos os anos participo da campanha de vacinação”, disse José Alves.
Desde 23 de abril, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, UBS. O Dia D de mobilização nacional será em 12 de maio, com aplicação em todos os postos de saúde, das 8h às 17h. Mesmo com essas datas, a população terá até 1º de junho para se vacinar em qualquer UBS.
Idosos, crianças de seis meses até cinco anos de idade, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto estão recebendo a imunização nas unidades de saúde.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário