segunda-feira, 7 de maio de 2018

Facimp Wyden realiza palestra em escolas sobre uso racional de medicamentos



No último dia 05 de maio, foi comemorado o dia nacional do uso racional de medicamentos. Em alusão a este tema, a Facimp Wyden realizou palestras abordando o tema em duas escolas da cidade. Os alunos do sétimo período do curso de farmácia foram os responsáveis por explicar para dezenas de jovens os riscos e consequências do uso desordenado da automedicação. 
Os discentes explicaram sobre os perigos do abuso do uso de fármacos sem a orientação de um médico ou farmacêutico, e também como armazenar corretamente os remédios em casa e o modo correto de descartar aqueles que estejam velhos ou fora do prazo de validade. Também foi falado sobre o modo correto de agir em caso de intoxicação por conta de um medicamento.  
A professora Erika Nadja, docente do curso de farmácia da Facimp Wyden, explicou que as palestras foram de suma importância para conscientizar os jovens sobre a automedicação e o objetivo principal é informar buscando diminuir a prática de se automedicar. “Orientando os jovens, essas informações podem chegar até os pais e responsáveis e serem propagadas, podendo assim evitar problemas causados pela prática da automedicação”, completa. 
A automedicação no Brasil é praticada por 76,4% da população em geral. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ) a automedicação muda muito com a faixa etária dos brasileiros, sendo que os maiores adeptos são os jovens de 16 a 24 anos atingindo quase 90%, seguindo da faixa etária  com 25 a 40 anos com cerca de 77,5% , depois o percentual vai caindo atingindo 66, 7% na faixa etária de 41a 55 anos,  segundo a pesquisa com o avançar da idade a automedicação diminui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário