quinta-feira, 3 de maio de 2018

Saiba como economizar energia com a mudança da bandeira tarifária



Para maio a Agência Nacional de Energia Elétrica definiu a bandeira tarifária amarela

Com a diminuição das chuvas a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) passa a adotar a bandeira tarifária amarela no mês de maio, agora será cobrado R$ 1 a cada 100 kilowatt dos consumidores. Mediante a adoção da bandeira amarela, a Companhia Energética do Maranhão- Cemar recomenda aos consumidores mudança de hábitos para diminuir o consumo de energia.  Para facilitar o entendimento e alertar os consumidores, a Companhia  faz as seguintes recomendações:

Televisão
Representa de 10 a 15% do valor de sua conta. Portanto, não esqueça: não deixe a televisão ligada quando ninguém estiver assistindo e evite o hábito de dormir com a televisão ligada. Se o fizer, use a opção de programação de tempo para desligar.
Máquina de Lavar
Acumule uma grande quantidade de roupas para lavá-las de uma vez só.
Lâmpadas
A iluminação representa de 15% a 25% do valor de sua conta, veja como é simples economizar:
Aproveite ao máximo a luz natural;
Evite acender lâmpadas durante o dia;
Dê preferência a lâmpadas fluorescentes compactas e circulares;
Apague as lâmpadas que não estiver utilizando, com exceção daquelas que contribuem para a sua segurança.
Ferro elétrico
O ferro elétrico representa de 5% a 7% do valor de sua conta de luz. Procure usá-lo corretamente. Use o ferro elétrico quando houver uma grande quantidade de roupa para passar, sempre utilizando a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Nunca deixe o ferro ligado desnecessariamente.
Dia a dia
Pinte as paredes e o teto com cores claras. Isso também ajuda a economizar energia.
Chuveiro elétrico
Use, sempre que possível, o chuveiro na posição VERÃO, feche a torneira para se ensaboar, limite seu tempo debaixo da água quente e limpe periodicamente os furinhos do chuveiro.
Geladeira
Depois do chuveiro elétrico, a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência. Ela contribui com 25 a 30% do valor de sua conta de luz. Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante, não guarde alimentos quentes, não use a parte traseira para secar roupas, observe a borracha de vedação e coloque a geladeira desencostada da parede e de móveis. A vilã: aposente a geladeira velha, ela pode ser o grande provocador de consumo alto na sua casa, representando cerca de 40% da sua conta de energia.

Lembre-se, na hora da compra, dê preferência a aparelhos e equipamentos com o selo A do Programa de Conservação de Energia Elétrica- Procel do Ministério de Minas e Energia.

Assessoria de Imprensa Cemar

Nenhum comentário:

Postar um comentário