quarta-feira, 6 de junho de 2018

Projeto “Bacuri Verde” incentiva arborização


Atividades começaram em sala de aula e tiveram reconhecimento internacional

por Rafael Pestana

Projeto Bacuri Verde, que completa seis anos neste mês, é desenvolvido por alunos da Escola Municipal Santos Dumont visando a doação de mudas de árvores para a população e ajuda na arborização do bairro que leva seu nome. Devido a grande aceitação dos moradores, ação já se expandiu para outras partes de Imperatriz.
Idealizado pelo professor de geografia Geilson Reis, em parceria com a gestão da escola, projeto começou em sala de aula e ganhou destaque não só na cidade, mas também teve reconhecimento internacional. Chegou a ser apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Febrace, em São Paulo, e em seguida, exposta no México.
Entre plantas frutíferas e floríferas, as mudas, que antes eram doadas pelo viveiro municipal, após edital para captação de recursos, passaram a ser cultivadas na própria escola.
Para o professor, a importância do projeto “é imensurável, além da parte de sustentabilidade ecológica, os alunos e a escola ganharam muito com isso, devido aos trabalhos que passaram a ser desenvolvidos a nível de feiras de ciências, o que antes a escola não possuía”.
De acordo com Lenilda Costa Silva, gestora da escola, “após preencher o formulário de adoção da árvore, a pessoa fica responsável de enviar periodicamente fotos da planta adotada, para que seja feito monitoramento dos cuidados que estão sendo tomados”.
Os alunos atuam também como guardas-ambientais, de forma voluntária, eles se revezam na fiscalização do viveiro e da própria escola, zelando pelas mudas em desenvolvimento e pela limpeza do local e atentos às práticas sustentáveis, como evitar o desperdício de água e energia.
Atualmente, a escola está em busca de incentivo para transformar o projeto em livro, com o intuito de registrar toda história da ação e “incentivar outras a colocarem em prática a mesma iniciativa”, explica Geilson Reis. (Colaboração de Sara Batalha)

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário