terça-feira, 24 de julho de 2018

Alerta de férias: pipa próximo à rede elétrica pode causar acidentes


Cemar orienta comunidade sobre a brincadeira que pode resultar em falta de energia e acidentes

Julho é sinônimo de férias, tempo da criançada se divertir com os amigos e a família. Com o clima quente da região Nordeste, a garotada adora brincar ao ar livre, e as ruas se tornam um dos lugares preferidos para a brincadeira. E, nessas horas, o céu ganha um colorido especial com as tão conhecidas pipas ou papagaios. 

Entretanto, essa brincadeira tão divertida pode se tornar um perigo, principalmente quando estão próximas da fiação elétrica.

A Cemar fez um comparativo do número de ocorrências na rede de energia ocasionadas por pipa em todo Maranhão, e de Janeiro a Julho no ano de 2017 foram registradas 1043 ocorrências em todo o Maranhão; esse ano, até o mês de junho a Cemar registrou mais de 900 casos de pipa na Rede, que ocasionaram falta de energia e acidentes com a rede elétrica.


5 MUNICÍPIOS QUE MAIS TIVERAM OCORRÊNCIAS COM PIPA NA REDE
NO PERÍODO DE JAN À JUN DE 2018:
São Luís
344
Imperatriz
162
Timon
68
Paço do Lumiar
54
São José de Ribamar
44






Por isso, fique atento a essas dicas:
·         Nunca empinar pipas em lugares com fiação elétrica. Sempre procurar lugares abertos, campos de futebol, por exemplo.
·         Nunca tente retirar pipas presas em fios de energia elétrica ou em árvores que estejam próximas a fiação elétrica. Jamais faça pipas com papel laminado, pois o risco de choque e acidente é grande;
·         Não empine pipa em telhados, pois você corre o risco de tocar em antenas energizadas e com a fiação de energia. Esses acidentes podem ser fatais.

Brincar é bom, mas com segurança é melhor ainda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário