quarta-feira, 4 de julho de 2018

Comunidades indígenas de Jenipapo dos Vieiras e de Barra do Corda recebem benefícios viabilizados por HildRocha o


 A população indígena que mora na Aldeia Planalto, no município de Jenipapo dos Vieiras, ganhou um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, viabilizado pelo deputado federal Hildo Rocha. O SSA é composto por poço artesiano, bomba de captação, reservatório e rede de distribuição. “Esse sistema irá beneficiar não apenas os moradores da comunidade Planalto, o benefício será estendido para cinco aldeias”, destacou Hildo Rocha.

Água de boa qualidade
O deputado disse análises feitas por especialistas contratados pelo Ministério da Saúde atestam que a água captada no poço, de 250 metros de profundidade é de excelente qualidade e vazão de 30 mil litros por hora.

“A comunidade Planalto já dispõe de água nas torneiras. Dentro de 40 dias outras cinco aldeias também estarão recebendo água nas casas pois falta apenas a conclusão da adutora que levará o abastecimento para as residências dessas localidades. O investimento irá beneficiar um total de 300 famílias”, explicou o parlamentar.

Vistoria
Acompanhado de lideranças de Barra do Corda, o deputado Hildo Rocha vistoriou a obra do Sistema de Abastecimento de Água da Aldeia Pé de Galinha. “O poço já está pronto e as duas primeiras análises indicam que a água é de excelente qualidade. Falta apenas finalizar a implantação da rede de distribuição que ficará pronta até o final deste mês”, disse Hildo Rocha.

A implantação dos sistemas de abastecimento de água nas comunidades indígenas de Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras é um empreendimento financiado pelo Governo Federal executado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). Os recursos foram viabilizados por emenda individual do deputado Hildo Rocha.

Além do deputado Hildo Rocha  participaram da inauguração e da vistoria: Marco Antônio Toccolini (Secretário da SESAI); Alexandre Cantuária, gestor do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Maranhão; Edilson Krikati (presidente do Conselhos Distritais de Saúde Indígena (CONDISI); o prefeito de Jenipapo dos Vieiras, Moisés Ventura; a vice-prefeita, Clerismar Fernandes; a secretária do município, Raiane Barros; o ex-prefeito Chiquinho Almeida, as vereadoras Elisa e Kassi.

Também prestigiaram os eventos os Caciques Ananias e Inácio; o empresário Aristides Milhomem; a assistente social e pré-candidata a deputada estadual, Jaine Milhomem e o pastor Francisco, da Assembleia de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário