quarta-feira, 11 de julho de 2018

Homenageados recebem Distinção Honrosa Orgulho da Gente na sexta-feira

Conceição Formiga, Ilson Mateus e Rayssa Leal serão agraciados

por Luana Barros

Para comemorar os 166 anos de fundação da cidade, a Prefeitura de Imperatriz organiza uma série de eventos e honrarias que celebram a história do município e sua população. As festividades contemplam a entrega das honrarias Comenda Frei Manoel Procópio, Distinção Honrosa Orgulho da Gente e Troféu Jurivê de Macedo, no dia 13 de julho, às 19h, no Palácio do Comércio e Indústria. Além disso, programação inclui o show do cantor sertanejo Gusttavo Lima, no dia 15, e no dia 16 de julho, no aniversário da cidade, uma maratona de celebrações, começando às 6h, com a Corrida; 7h30,  corte do Bolo; 16h, Marcha pra Jesus; e às 19h, Missa.
Uma das honrarias que será entregue na abertura da programação é a Distinção Honrosa Orgulho da Gente. “Para receber a distinção e ter o reconhecimento público, escolhemos cidadãos que carregam em sua trajetória profissional e de vida, experiências de sucesso, que destacam positivamente o nome da nossa cidade por onde passam”, explicou Assis Ramos, prefeito de Imperatriz.
Em reportagens especiais, cada honraria será divulgada com a lista dos homenageados e suas biografias. Dentre os agraciados da distinção, estão o empresário Ilson Mateus, a esportista Rayssa Leal e a professora aposentada Conceição Formiga. Conheça:
Ilson Mateus: Nascido em Imperatriz, em 1963, Ilson Rodrigues Mateus seguiu uma árdua trajetória até se tornar um dos grandes empresários do país. Ele trabalhou como torneiro mecânico, se aventurou no garimpo, até vislumbrar na década de 1980, a oportunidade de um futuro melhor na promissora cidade de Balsas. Foi onde abriu um pequeno armazém, que 32 anos depois se multiplicaria, transformando o Grupo Mateus na sexta maior empresa de varejo do Brasil, empregando mais de vinte mil pessoas no Maranhão, Pará e Piauí. Como o próprio Ilson Mateus costuma dizer, essa trajetória de sucesso só foi possível graças a muito trabalho, fé e união com seus colaboradores, fornecedores e parceiros. Este ano, intermediou a instalação da fábrica da Piracanjuba em Imperatriz e também já recebeu a Comenda Frei Manoel Procópio em edições anteriores da honraria.
Rayssa Leal: É conhecida como Fadinha do Skate, depois que um vídeo seu vestida de fada praticando o esporte viralizou na internet conquistando até Tony Hawk, considerado o Rei do skate. Natural de Imperatriz, começou a andar de skate aos seis anos de idade, e já é tricampeã brasileira 2015/2016/2017 e campeã maranhense. Ainda aos seis anos, Rayssa já foi destaque no esporte espetacular Nacional por 3 vezes, e aos 10, já está disputando vaga para as Olimpíadas de 2020.
Maria da Conceição Medeiros Formiga: Maranhense de Barra do Corda. Professora aposentada, foi diretora Regional de Educação em Bacabal e Imperatriz, e funcionária do Banco do Brasil de 1982 a 1995. Uma das idealizadoras e fundadoras do Clube das Mães de Imperatriz, o Mater Clube e da Legião de Maria. Também é fundadora do Conselho Diocesano de Leigos, já foi presidente do Conselho Regional de Leigos e esteve no Conselho Nacional do Laicato do Brasil como tesoureira-adjunta. Conceição Formiga exerceu três vezes o mandato de vereadora e quatro vezes candidata a deputada estadual. Criou com Conceição Amorim o Fórum de Mulheres de Imperatriz, em 2006. Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Diocese de Imperatriz, até 2016. Atualmente é coordenadora da referida pastoral, na Paróquia de Nossa Sra. de Fátima. Foi secretária Municipal de Políticas para Mulher de Imperatriz, entre 2009 e 2016. Desde janeiro de 2018 foi eleita presidente do Conselho Municipal de Proteção ao Idoso.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário