sexta-feira, 27 de julho de 2018

Imperatriz é premiada com selo de qualidade da Educação Infantil pelo MEC

Cidade está entre as 20 brasileiras que receberam certificação

por João Rodrigues

O Município foi premiado pelo Ministério da Educação, MEC, com selo de qualidade na Educação Infantil, nas áreas pedagógica, saúde e bem-estar. Do total de 70 cidades inscritas em todo país, Imperatriz foi uma das 20 selecionadas para participar de um programa federal desenvolvido entre os anos de 2015 e 2017, que teve a premiação divulgada nesta quinta-feira, 26.
O caminho da conquista do prêmio começou a ser trilhado em 2015, quando a Secretaria Municipal de Educação, Semed, inscreveu uma equipe pedagógica no edital. Técnicos do Instituto Avisa Lá fizeram visita técnica a cidade, entrevistaram os integrantes e quando o resultado da seleção foi divulgado, Imperatriz estava dentre os três municípios nordestinos selecionados.
Pelo edital, a proposta era de que a equipe pedagógica recebesse capacitação e aplicasse os conhecimentos adquiridos no programa à duas instituições que atendem crianças de 0 a 5 anos e de 4 e 5 anos, respectivamente. Preocupada em estender, ao máximo, os conhecimentos, a equipe pedagógica da Semed aumentou o número de escolas atendidas.
“Nós achamos tão interessante que resolvemos estender a formação para todos os gestores, não aqueles das duas escolas previstas. Trabalhamos com 120 instituições como creches e pré-escolas”, destacou a pedagoga Flaviana Carvalho.
Durante três anos, o programa envolveu atividades presenciais como a participação em cinco seminários em São Paulo, mas a equipe tinha de desenvolver atividades mensais e um ambiente virtual de aprendizagem, onde elaborava relatórios, pesquisas, reuniões on line, entre outros.
Todo o programa foi supervisionado pelo Instituto Avisa Lá, uma instituição amplamente reconhecida por sua atuação na área de educação há mais de 30 anos, e as duas dimensões trabalhadas foram a Pedagógica (Brincar e Aproximações com a Leitura e a Escrita) e Gestão de Saúde e Bem-estar.
Resultados
No mesmo tempo em que era realizada a capacitação da equipe pedagógica pelo programa, esta já compartilhava os conhecimentos aos educadores nas escolas e creches e acompanhava os resultados. De acordo com a pesquisadora Lana Maria Vieira Zuza, coordenadora da Educação Infantil de Imperatriz, na área do bem-estar foi trabalhada a higienização das mãos, nariz e o uso do self-service.
“Os ganhos foram muitos em todas as áreas, mas eu vou tocar num assunto que nem é de minha área especificamente, só para exemplificar: a partir do acompanhamento do dia a dia da sala de aula houve uma queda no índice de contaminação cruzada por causa da área de gestão de saúde e bem-estar”, destacou Flaviana Carvalho, acrescentando que diminuiu o número de faltas, porque as crianças passaram a adoecer menos.
Já na área pedagógica foi iniciada a construção de uma base que vai sustentar e auxiliar o professor-alfabetizador. “Vai chegar o momento em que essa criança vai passar por um processo sistemático de alfabetização e letramento. Então, na Educação Infantil, desde o berçário, se você tem um bebê de oito meses o professor vai fazer leitura para esta criança, vai trabalhar a oralidade”, detalhou a pedagoga.
A conquista do selo
O Selo representa a culminância do programa e a premiação de um  trabalho desenvolvido ao longo de três anos pelos vinte municípios selecionados.  Os pesquisadores da Semed elogiaram a sensibilidade do governo Assis Ramos em manter a equipe pedagógica no programa nacional.
O secretário municipal de Educação, Josenildo José Ferreira recebeu a equipe de educadores em audiência na quinta-feira, 26, ocasião em que parabenizou os estudiosos pelo trabalho desenvolvido. Josenildo Ferreira lembrou que a gestão do prefeito Assis Ramos tem compromisso com a Educação, principalmente, a Educação Infantil por ser a base da formação.
“Recebemos este selo com alegria, porque mostra que o caminho adotado no conceito da gestão do prefeito Assis Ramos, assim que assumiu, de valorizar a equipe da Educação Infantil e não desmantelar essa equipe estava certo e agora os resultados estão sendo colhidos. Isso mostra que a visão de longo prazo é a visão acertada para Educação”, comemorou o secretário.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário