quarta-feira, 4 de julho de 2018

Novo sistema digitaliza processo de distribuição de medicamentos


Tecnologia aperfeiçoa controle de entrega de remédios para UBS´s e pacientes

por Maria Almeida

Está em andamento o processo de implantação do Hórus, sistema de informação web para a gestão da Assistência Farmacêutica nas Unidades Básicas de Saúde, UBS´s de Imperatriz. Dentre as principais vantagens do programa, está o melhor acompanhamento da distribuição por meio do controle de entrada e saída dos medicamentos.
A coordenadora da Central de Assistência Farmacêutica, Bruna Matos, ressalta que com o Hórus, o Município poderá oferecer mais agilidade no atendimento, agendar as entregas e avaliar o serviço prestado. “Dentro do programa temos uma estante virtual que nos permite acompanhar todo o processo, desde a programação até a entrega ao paciente, isso possibilita melhor planejamento das ações e a promoção do uso racional de medicamentos para a população” - explicou.
Além disso, a digitalização evitará desvio de medicamentos e entrega em duplicidade. Pra tanto, desde o dia 25 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Universidade Aberta do Brasil, UAB, está capacitando profissionais com oficinas de ambientação e capacitação do sistema. “A previsão é que até agosto todas as UBS´s já estejam com o Hórus implantado e funcionando” – informou o secretário de Saúde do Município, Alair Firmiano.
As Unidades Básicas de Saúde que já têm o sistema instalado e funcionando são a do Santa Rita, Parque Anhanguera, Vila Lobão, Vila Nova, Cafeteira, Boca da Mata e Farmácia Básica. “Contudo, vale ressaltar que as demais já estão com o programa instalado, faltando apenas encerrar a capacitação dos servidores para entrar em funcionamento” – pontuou.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário