quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Ouvidores do SUS de Imperatriz recebem capacitação

Treinamento visa fortalecer rede de interlocutores e qualificar profissionais para atuarem no sistema

por Maria Almeida

Oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde, treinamento foi realizado semana passada e capacitou técnicos da ouvidoria SUS que atuam na Secretaria de Saúde do Município para utilização de ferramenta que aperfeiçoa processo de tratamento de demandas. Baseado em teoria e prática, abordagem foi sobre o Sistema Ouvidor SUS Nível I, ministrado durante dois dias
Capacitação visa aprimorar a sub-rede da Ouvidora Municipal de Saúde e qualificar os profissionais para atuarem no sistema de forma prática e eficiente, para que as manifestações sejam tratadas e respondidas diretamente pelos setores que darão as devidas respostas ao cidadão.
“Estamos aqui mostrando como funciona a plataforma que o Ministério da Saúde disponibilizou para os ouvidores da rede. Nela, eles têm acesso a todas as manifestações dos usuários, isso facilita o controle e o acompanhamento, além de resolver as demandas com mais agilidade” – explicou Raquel.
De acordo com a coordenadora da ouvidora SUS do município, Isabella Godinho, o canal é um espaço que abre portas para participação popular. Ela explica que com a implantação do sistema, as reclamações e sugestões ficam oficializadas porque se gera número de protocolo e o cidadão tem acesso sempre que precisar.
“O funcionamento da rede organiza nosso fluxo de atendimento, da celeridade ao processo e otimiza o acesso da população ao serviço do SUS possibilitando uma gestão participativa, pois a medida que ela tem um espaço onde pode ser ouvida e manifestar suas insatisfações com determinados serviços, a administração tem como avaliar o desenvolvimento do seu trabalho” - afirmou
No Maranhão, além de Imperatriz, mais quatro municípios tem ouvidoria nível I: São Luís, São José de Ribamar, Caxias e Paço do Lumiar. Instalada em Imperatriz há oito anos, a Ouvidoria funciona como ferramenta para o recebimento, tratamento e monitoramento das reclamações, sugestões, solicitações, denúncias e elogios dos cidadãos, além da disseminação de informações em saúde.

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