quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Teste do bafômetro surpresa em praça de alimentação conscientiza população

A ação foi uma parceria entre o Detran-MA e o Imperial Shopping
Já pensou em sair para se divertir, e no local escolhido para o encontro com os amigos ser abordado pelo Detran com o teste do bafômetro? Assim foi a ação de conscientização do Detran-MA, em parceria com o Imperial Shopping, que aconteceu na praça de alimentação do empreendimento, na tarde da última quarta (27).

A ação consistiu na circulação de técnicos do Detran pela praça de alimentação do Imperial, onde os presentes foram abordados para a realização de um teste do bafômetro surpresa, além de receberem esclarecimentos e orientações sobre a Lei Seca. 

A iniciativa buscou conscientizar os presentes, para que refletissem efetivamente sobre as consequências legais da ingestão de bebida alcoólica antes de voltarem para casa dirigindo. Os consumidores que aceitaram participar foram informados previamente de que o teste não seria punitivo, apenas demonstrativo e educativo. 

“Essa abordagem surpreende muito eles e gera um senso de responsabilidade muito grande. E acreditando que a educação é o melhor caminho para poupar vidas, o Detran-MA busca sempre orientar antes de punir”, conta o assistente de trânsito e responsável pela ação, Nelson Benevides.

Até o momento da abordagem, nenhum participante havia ingerido bebida o suficiente para receber a infração administrativa ou criminal. Apesar disso, ficou o alerta para quem já haviam iniciado a ingestão alcoólica para que não se excedessem, evitando uma possível punição em uma blitz real da Lei Seca.

A faturista Karen Viana participou e elogiou a iniciativa. “Realmente foi uma surpresa e é muito importante conscientizar. No trânsito a gente precisa de muita atenção, não podemos nos distrair nem por um segundo, e a bebida causa essa distração. E isso pode provocar um acidente”, alerta.

Aação fez parte de uma série de ações do Detran-MA para a Semana Nacional do Trânsito, que tem percorrido diversos municípios da região com palestras e blitz educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário