sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Aprovado cardápio da merenda escolar de 2019


Seis propostas foram apresentadas ao Conselho de Alimentação

por Sara Ribeiro

Departamento de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação, Semed, em reunião realizada na quinta-feira, 25, apresentou cardápio da alimentação escolar de 2019, para apreciação do órgão fiscalizador, o Conselho de Alimentação Escolar, CAE. Foram seis propostas para guarnições dos Programas Nacional de Alimentação do Ensino Fundamental, da Pré-escola, Creches, Educação de Jovens e Adultos, EJA, Educação de Especiais e Mais Educação.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Nutrição, Suelem Queiroz, desde o início do semestre passado os levantamentos de aceitabilidade da merenda escolar são realizados. “No decorrer do ano realizamos o teste de aceitabilidade de algumas preparações para definirmos o cardápio a ser utilizado. Para 2019, trocamos um ou dois itens e fizemos a substituição de alguns alimentos da creche, por falta de aceitabilidade” – informou.
Para a conclusão do cardápio foram realizadas análises nutricionais, para averiguação de nutrientes que não podem faltar na alimentação dos alunos, como carboidrato, proteína, vitaminas e lipídios.
O cardápio base precisa contemplar três refeições salgadas e duas doces durante a semana. “Precisamos dividir os alimentos, para não ficar enjoativo e o custeio ficar dentro do orçamento. Além de refeição salgadas como arroz, carne e complementos, serve-se os lanches doces, que entra os biscoitos com suco, canjica e frutas” – explicou a nutricionista.
O secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira, explicou que todo o trabalho que a nutrição desenvolve precisa ser aprovado pelo CAE. “O Conselho é o órgão fiscalizador do nosso trabalho, com participação da sociedade civil e poder público. Os planejamentos, desde o teste de aceitabilidade, quais escolas serão testadas, até o cardápio, passam por reunião com o conselho de alimentação” – observou.
Após análise das guarnições e informações nutricionais dos cardápios, a reunião foi encerrada, sendo aprovado por unanimidade por todos.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário