quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Capes aprova primeiro mestrado acadêmico em Comunicação do Maranhão




IMPERATRIZ - Foi aprovado, na sexta feira (05), o Programa de Pós Graduação em Comunicação - PPGC, da Universidade Federal do Maranhão - câmpus Imperatriz. O mestrado foi aceito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e é o primeiro programa acadêmico em Comunicação do Maranhão.
O programa, da área Comunicação Contemporânea, abrangerá duas linhas de pesquisa: "Formas e materialidades da comunicação" e "Processos sociopolíticos na comunicação contemporânea". A primeira turma deve iniciar o curso ainda no primeiro semestre de 2019.
A professora Michele Massuchin, da comissão de elaboração da proposta do Programa, enaltece o esforço coletivo dos professores do curso de Comunicação - câmpus Imperatriz para a aprovação do Mestrado.
"É um esforço coletivo do curso, que só tem 10 anos. No parecer, a Capes ressaltou nosso corpo docente jovem, de recém doutores, mas com vasta produção acadêmica, com publicações, atuando na iniciação científica e em grupos de pesquisa. Ter um programa de mestrado aqui em Imperatriz auxilia para que haja uma consolidação do corpo docente, posiciona o Maranhão dentro da área da Comunicação e da Ciências Humanas e ajuda a suprir a demanda de alunos que terminam a graduação a continuarem na pesquisa", avalia a professora.
A docente ressalta a importância da aprovação do programa em cidades mais afastadas dos grandes centros, mencionando o posicionamento geográfico de Imperatriz, cerca de 600 km de distância de cidades que possuem programas stricto senso na área de comunicação.
"A maioria dos programas de mestrado estão nas capitais, então há uma demanda reprimida no interior dos estados. Dessa forma, estamos atendendo a esse interesse da Capes, interiorizando não só a educação como também a pesquisa ", destaca.
Três Programas de Pós-Graduação no câmpus Imperatriz
O câmpus Imperatriz passa a oferecer agora três programas de Mestrado: o Programa de Pós Graduação em Ciência dos Materiais, o Programa de Pós Graduação em Sociologia, aprovado recentemente, e o Programa de Pós Graduação em Comunicação.
Outras aprovações
Além do Mestrado em Comunicação, a Capes também aprovou nesta sexta, 05, outros três programas no câmpus São Luís: o mestrado profissional em Comunicação e os programas em Artes Cênicas e Geografia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário