quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Dia Mundial de Saúde Mental é lembrado com atendimentos e orientações


Familiares e pacientes são beneficiados com ação para fortalecer assistência

por Maria Almeida

Em alusão ao Dia Mundial de Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, equipe da Secretaria de Saúde realizou atendimentos com familiares e pacientes que fazem acompanhamento na Rede de Saúde Mental do Município. Orientações, exames, palestras e testes de HIV e Sífilis; além de atividades de recreação foram oferecidas na manhã desta quarta-feira.
Participaram do evento, usuários da Residência Terapêutica e dos Centros de Atenção Psicossocial, CAPS, III, AD e Infantil. “Ações voltadas a esta data visam reforçar necessidade de assistência psicológica paralelo ao tratamento de doenças crônicas como AIDS e câncer, por isso reforçamos hoje os atendimentos clínicos dentro da rede” – informou a coordenadora do CAPS III, Raymara Costa.
Para a coordenadora da Rede, Maria Aparecida, além de ser utilizada para melhorar a situação psicológica e emocional dos pacientes, data visa também chamar atenção pública para a questão da saúde mental, pois os transtornos são cada vez mais comuns a todos os povos, ultrapassando barreiras culturais, políticas e socioeconômicas.
“Necessitamos provermos saúde mental a todo instante e com isso propagar dicas de  manutenção da boa saúde mental e mostrar que temos alternativas com tratamentos clínicos e psicológicos para os transtornos que acometem a população. E essa data é uma oportunidade de reforçarmos isso” – afirmou Maria Aparecida.
Segundo ela, os serviços oferecidos na manhã desta quarta, 10, contaram com a colaboração dos programas IST/AIDS e Saúde da Mulher; as instituições de Ensino Wynden Facimp e Escola técnica Alvorada; Escola do Grêmio e o Dj Bansai que comandaram a animação do encontro.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário