segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Projeto "Bola onde mora" vai começar pela zona rural de Imperatriz


Equipe da Sedel visitou povoados da Estrada do Arroz na quinta-feira, 18

por João Rodrigues

A reforma de duas quadras esportivas e a promoção de um torneio aberto de futebol entre povoados são as prioridades da Secretaria da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Sedel) para os próximos meses. Congresso técnico da competição está agendado para o dia 27 de outubro.
Após tomar posse como titular da Sedel, o ex-vereador Eudes Feitosa está alinhando com sua equipe de trabalho as ações a serem desenvolvidas. Como parte dessa etapa de planejamento, Eudes e o adjunto Patrick Medrado, fizeram uma visita na quinta-feira, 18, aos povoados Olho D´Água, Coquelândia e Petrolina. Eles estiveram em duas quadras, uma delas está com 70% da obra executada com previsão de conclusão dos serviços em trinta dias e a outra, ainda por iniciar a reforma.
O presidente da Associação de Moradores do povoado Coquelândia, Antonio Carlos, popular “Esquerdinha”, acompanhou a equipe da Sedel na visita que se estendeu a um campo de futebol e à escolinha Estrela, fundada e coordenada pelo desportista Gilson de Sousa.
“Recebemos a ordem e o comando do prefeito para ampliarmos as ações de esporte e viemos aqui na zona rural para saber as necessidades”, disse o secretário, acrescentando que a visita à escolinha teve por finalidade conhecer melhor o trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes. A meta será criar o projeto “Bola Onde Mora”, de autoria do próprio secretario, que vai levar aulas de futebol de campo para crianças e adolescentes das zonas rural e urbana.
“Vamos fazer o projeto Escolinha em ação de futebol nos bairros. E futuramente, dentro do calendário da Sedel, vamos ter campeonatos nos povoados assim como torneios de futebol, infanto, juvenil e adulto”, revelou o secretário, que fez questão de lembrar que esporte é qualidade de vida e afasta as crianças da ameaça das drogas.
“Em vez desses meninos estarem nas ruas, eles estão se divertindo, jogando bola, o que é uma alegria para os pais.  O secretario, com essa boa vontade, junto com o adjunto, vamos fazer acontecer, isso vem em boa hora”, comemorou Esquerdinha.
O projeto
Idealizado por Eudes Feitosa com objetivo de difundir a prática esportiva, o “Bola onde mora” vai contemplar ações sociais, educativas e esportivas e seu início será pela pela zona rural. O titular da Sedel adiantou que as visitas serão intensificadas, pois não é “secretário de gabinete”.
Sobre a entidade modelo do projeto, a Escolinha de Futebol Estrela foi fundada em 2 de fevereiro de 2011 no Povoado Petrolina, onde atende 40 pessoas com idades de 7 anos a 12 anos e de 13 anos a 16 anos. Quando o projeto iniciou eram 25 crianças.
Devido a falta de condições, no início, o coordenador pedia aos pais uma contribuição de R$ 2 para ajudar na manutenção da entidade. Não há cobrança de taxas, a única exigência é que os pais, ao matricularem os filhos, deverão já providenciar o material esportivo para os treinos. Ex-jogador de futebol, atualmente com 37 anos, Gilson Sousa revelou que seu maior sonho é ver a integração da comunidade por meio do esporte e a preocupação da Sedel em promover o esporte para crianças e adolescentes é algo muito importante.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário