terça-feira, 27 de novembro de 2018

Camara define etapas da implantação do CTPCA de Imperatriz



Em audiência publica realizada ontem pela manhã, 13 dos 21 vereadores ouviram autoridades ligadas aos órgãos da chamada rede de proteção a criança e ao adolescentes contra a violência, explicações sobre a importância da cidade contar com um Centro de Perícia Técnica em apoio a Criança e ao Adolescente.
Por mais de três horas, juiz, promotor, coordenador do Creas, defensor publico e os vereadores subiram a tribuna para explanar sobre a importância e o que faz o centro de perícia para agilizar e fortalecer os laudos periciais nas denuncias contra a exploração sexual em menores.
Todos deram exemplos de como funciona hoje os laudos e a lentidão nos inquéritos além de prejuízos para que a Justiça possa sentenciar que como bem explicou o delegado da DPCA, Failan que mesmo de licença médica fez  esclarecimento sobre os casos em andamento e que o juiz não setencia por palavras e sim por documentos.
Ao final da audiência, vereadores e autoridades demonstraram total apoio a proposta e a Comissão de Educação, Cultura, lazer e Turismo presidida pelo vereador Ricardo Seidel responsável pela audiência, informou que os próximos passos serão voltados para a formação de uma equipe de trabalho que terá a responsabilidade de levantar dados sobre local e de que forma os profissionais serão inseridos no projeto.
“Olha, vamos continuar trabalhando, vamos montar a equipe de trabalho, depois, iremos levantar os custos e de que forma estado e município poderão participar. O importante é que não há dificuldades para que seja implantado este Centro de Perícia, pois, os profissionais existem nos órgãos que já atuam, como na vara da Infancia, Creas e outros órgãos”, afirmou o vereador presidente da comissão Ricardo Seidel.
Para a representante da OAB, Elizangela Lemes, o encontro foi bastante positivo e que vai continuar trabalhando e acompanhando todo o processo para que seja acelerado e já no ano que vem seja concluído com a implantação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário