quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Cemar dá dicas para montar decoração natalina com segurança




A chegada do Natal anima as famílias a decorarem as casas, com enfeites luminosos, que muitas vezes utilizam energia elétrica. Para que esses momentos sejam plenos de alegria e confraternização, sem riscos de acidentes, a Cemar alerta para os cuidados necessários com a instalação de pisca-piscas, mangueiras e enfeites animado para sacadas ou varandas.

Quando o assunto é eletricidade, o cuidado com a segurança deve ser tomado não só no Natal, como no ano todo. O Engenheiro de Segurança da Cemar, Francisco Ferreira, alerta para os cuidados que se devem ter com as decorações natalinas “A decoração de natal deve ser tratada como um projeto simples, mas que requer atenção: deve-se verificar onde será instalada, verificar se o local está sujeito às chuvas e verificar se existem pontos de alimentação de eletricidade próximo ao local da instalação.” alerta o engenheiro.

O cuidado com a decoração de Natal já deve começar no momento da compra. É essencial que os produtos luminosos sejam de boa procedência e tenham o selo de certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Investir em pisca-piscas com lâmpadas de LED, é a melhor opção de decoração, além de mais bonitas são bem mais econômicas, eficientes, duráveis e ecológicas. Alguns cuidados podem ser tomados para evitar sobrecarga das instalações elétricas internas das residências, como jamais utilizar uma tomada para ligar vários aparelhos com o uso de benjamins, o famoso “T”. O ideal é usar o filtro de linha (réguas com várias tomadas e interruptor). O máximo de cuidado deve ser tomado na ornamentação de áreas externas, nesse período o estado do Maranhão está vulnerável as chuvas e fortes ventos, o que agrava os riscos de acidentes, como choques e curtos-circuitos e até incêndios, além do perigo de quedas. 

A Cemar orienta, a não colocar decoração próximo à rede elétrica, para evitar que encostem nos cabos de tensão, e nunca use os postes da rede elétrica para ornamentação. “Cuidado ao subir em telhados, lajes, arvores, ou outros lugares com risco de queda. Outro detalhe muito importante é não permitir que crianças manuseiem eletricidade. Não queremos assustar ninguém, mas é melhor prevenir que remediar.” destaca Francisco Ferreira.

Deixar sua decoração natalina segura, é importante para que as crianças e adultos possam aproveitar ao máximo essa época sem graves acidentes com eletricidade. Para qualquer situação de risco com rede elétrica é importante ligar na Central de Atendimento 116 e para o Corpo de Bombeiros no 190.
Seguindo essas orientações, você estará protegendo a sua casa e a sua família. Depois disso, basta curtir o clima natalino e aproveitar o Natal com a família em segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário