quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Especialista em coluna dá dicas de como aproveitar as festas de final de ano sem dores


 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, pelo menos 80% da população mundial teve ou terá problemas de dor na coluna alguma vez na vida.
E nas proximidades das festas de Natal e réveillon, um alerta: quem já sofre com algum problema na coluna, nessa época do ano tem 85% a mais de chance de ter uma crise.
Portando, para aproveitar esses momentos de festas e comemorações sem haver grandes prejuízos para a saúde do corpo e da coluna, o ortopedista especialista em coluna, Dr. André Pagotto, dá algumas dicas que ajudarão a prevenir e evitar possíveis doenças:
Aqueles que já sofrem com dores na coluna devem evitar ao máximo carregar peso. Se não for o seu caso, a recomendação é simples: “ao fazer compras, mantenha a postura e carregue a sacola de compras próxima ao seu corpo, de forma como se estivesse abraçando-a, assim o peso não sobrecarrega", explica Dr. André Pagotto.
Atenção ao montar a árvore de Natal, "ficar agachadas, com a coluna dobrada por longos períodos pode causar problemas na região lombar" afirma o especialista. A sugestão é encontrar uma posição que favoreça e não sobrecarregue as costas, como manter a coluna reta ao sentar-se no chão, ou apoiar um dos joelhos no chão e dobrar o outro à frente para fazer o contrapeso.
Cuidado ao uso do salto alto: Ele é o vilão da coluna, principalmente se a pessoa pretende passar muito tempo em pé ou dançar sobre o salto, "ele pode aumentar o risco de dores, visto que causa um aumento de carga sobre a coluna e gera uma postura inadequada. O ideal é usar sapatos e sandálias sem salto" completa Dr. André Pagotto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário