terça-feira, 4 de dezembro de 2018

XII Simpósio de Comunicação Região Tocantina debaterá sobre comunicação e política


Evento começa dia 05, na UFMA-Imperatriz
IMPERATRIZ – Para debater as esferas da comunicação e política na conjuntura atual, ocorrerá entre os dias 5 e 7 de dezembro o XII Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (Simcom), na Universidade Federal do Maranhão, câmpus de Imperatriz, Unidade Centro. O evento, promovido pelo Curso de Jornalismo, terá como tema "Interfaces da Comunicação e Política" e se propõe a discutir eixos temáticos interligados aos estudos da comunicação política no âmbito acadêmico e social.

A organizadora do simpósio e professora do curso de Jornalismo, Michele Massuchin, destaca a pertinência da discussão sobre o tema do evento. “Normalmente a gente fala sobre comunicação política porque ela é uma área que representa a intersecção entre um campo e outro. Nós temos questões políticas que permeiam o âmbito da comunicação e temos questões da comunicação que permeiam o âmbito político, seja em períodos eleitorais ou não eleitorais”, relata a organizadora ao explicar a ligação entre as duas esferas.

O Simcom conta com palestras voltadas a questões de Gênero, Mídia e Política no Brasil: estudos e agendas de pesquisa; Cobertura política no Brasil: dos grupos minoritários aos gabinetes e sobre as Eleições de 2018 voltada para uma perspectiva a partir da comunicação política. Além disso, terá apresentação de trabalhos científicos que se dividem em quatro eixos temáticos relacionados à Comunicação e Sociedade; Estudos sobre jornalismo, Comunicação e Cibercultura e Televisões e narrativas.

Serão oferecidos, também, minicursos sobre planejamento e projetos para programas de pós-graduação de Mestrado; assessoria de órgãos públicos; análise do discurso; métricas nas redes sociais; edição de vídeo e sobre o jornalismo na era da midiatização. O Simcom conta também com a mostra competitiva de produtos.

A programação terá início no dia 5 de dezembro, às 18h30, com a mesa de abertura “Gênero, Mídia e Política no Brasil: estudos e agendas de pesquisa”, ministrada por Rayza Sarmento (UFV) e Cynthia Mara Miranda (UFT).

Participação

Professores e pesquisadores de diversas universidades e localidades do Brasil vão participar e trazer contribuições para os três dias de simpósio. O Simcom terá a presença de Giovana Mesquita da Universidade Federal de Pernambuco; Emerson Cervi da Universidade Federal do Paraná; Carolina Diniz, assessora de comunicação do governo do Estado do Maranhão; Pâmela Pinto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Rayza Sarmento da Universidade Federal de Viçosa; Cynthia Miranda da Universidade Federal do Tocantins e Gilderlane Camelo, empreendedora e CEO da loja 42. Além da presença dos professores do curso de Jornalismo de Imperatriz.

 Confira a programação completa aqui: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário