sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Paisagismo transforma locais comuns em cartões-postais


Melhorias são vistas em praças, avenidas, rotatórias e viaduto

por Léo Costa

Nos últimos meses a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, intensifica as ações de paisagismo e revitalização de canteiros de avenidas, praças, rotatórias e viaduto, possibilitando à população uma cidade mais bonita, organizada e dotada de espaços públicos apropriados para o lazer.
Serviços são desenvolvidos pelo Setor de Áreas Protegidas e Paisagem da Semmarh, órgão responsável pela elaboração e execução dos projetos paisagísticos da cidade.  “O trabalho de paisagismo dos locais públicos são elaborados e executados por uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente. A pasta também é responsável pela manutenção dos pontos revitalizados com controle de pragas, adubação e irrigação”, enfatizou Rosa Arruda, titular da Semmarh.
Dentre os pontos que receberam intervenção paisagística estão a rotatória da Avenida JK, BR-010; Rua 15 de Novembro, Centro; Rotatória da BR-010, Vila Lobão e Maranhão Novo; Praça da Voz, Parque Alvorada II; Avenida Pedro Neiva de Santana, extensão da Vila Lobão, Vila Nova, Vila Parati, Vila Redenção e Parque das Palmeiras; rotatória do Aeroporto Renato Cortez Moreira, BR-010; e viaduto, setor Entroncamento.
“Estamos trabalhando para atender não só o centro da cidade, mas avenidas que não contavam com paisagismo e as regiões afastadas da parte central”, destacou a secretária. Ela afirma que as ações valorizam o desenvolvimento com o respeito à natureza e seus encantos e pede a colaboração da população na preservação deste visual.
“É importante que as pessoas estejam inseridas no processo de preservação. Que elas sejam fiscais desses espaços, ajudando na manutenção do visual paisagístico, zelando e cuidando, resguardando o patrimônio público. A comunidade tem um papel fundamental neste contesto”, ressaltou.
Como matéria-prima para confecção das peças ornamentarias, a Prefeitura utiliza o eucalipto, madeira de reaproveitamento, e as plantas ornamentais são doadas por parceiros e de produção do viveiro municipal, com destaque para Alamanda, Espada de São Jorge, Onze Horas e Meio Dia. Além de deixar a cidade com um colorido diferente, iniciativa também contribui com a harmonização dos espaços públicos e consequentemente na melhoria da qualidade de vida da população.
Como parte do projeto de revitalização, em 2018, foram plantadas 2.258 mudas de árvores em pontos diversos da cidade, incluindo revitalização de riachos, 4.150 mudas doadas para população durante ações da Prefeitura nos bairros e povoados, 7.632 mudas produzidas no viveiro municipal, Parque Alvorada I, e entregues à comunidade, sendo uma média de produção de 26.461 mudas de árvores nativas e frutíferas cultivadas no cativeiro público.


Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário