quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Projeto Pré-Natal Itinerante amplia atendimento à gestantes em Imperatriz

MULHER


Capacitações dos profissionais de saúde serão realizadas durante o mês de fevereiro

por João Rodrigues

Com objetivo de reduzir casos de mortalidade infantil e fetal, projeto "Pré-Natal Itinerante", da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, inicia o processo de capacitação de profissionais de saúde, no Campus da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Centro, com isso, o projeto será desenvolvido nas unidades de saúde com pretensão de atender 100% das gestantes residentes em Imperatriz.
A assessora técnica do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Lívia Bustamante, explicou que durante este mês, uma vez por semana, sempre na sexta-feira, as enfermeiras da rede de Atenção Básica à Saúde passarão por treinamento com objetivo de padronizar o atendimento às gestantes nas Unidades de Saúde.
Projeto consiste em designar enfermeiras para percorrer e atender todos os postos de saúde em dias diferentes para fazer acompanhamento das gestantes com qualidade e humanizado.“A gestante vai ter enfermeira como referência na unidade de saúde próxima de sua casa. Antes, a gestante, fazia peregrinação, por exemplo, em mês ela fazia o pré-natal na unidade de saúde, noutro no hospital, e, depois em outra unidade. Mas, agora ela vai ter um relacionamento próximo com a enfermeira, além de receber atendimento especializado”, detalhou a assessora técnica.
A coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Priscila Aparecida Maximiano Corrêa, lembrou a preocupação da gestão do prefeito Assis Ramos, em alcançar maior número de gestantes para levar informações e atendimentos necessários. “Essa gestão fez uma reforma no Centro de Especialidades para conseguir tratar estas mulheres, com isso iremos aumentar as buscas a essas gestantes nos postos descentralizados, dando mais informação, levando mais atendimento e também buscar o tratamento para aquelas que tem necessidade específicas”, frisou.
Com dez anos atuando na área de enfermagem em Imperatriz,  na Unidade de Saúde Básica, UBS, do bairro Santa Rita, Gizele Campos, comemora e elogia a proposta do Pré-Natal Itinerante. “Fico feliz em participar deste projeto que veio para melhorar o atendimento a saúde da gestante. Antigamente a gestante era atendida só pelo Hospital Regional, depois acolhemos o atendimento de baixo risco na unidade de saúde, e já temos enfermeiras capacitadas para fazer a coleta em casos de exames de prevenção do câncer ginecológico e câncer de mama, principalmente, em gestantes que demoram iniciar o pré-natal", ressaltou.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário