quinta-feira, 28 de março de 2019

Campanha Março Lilás encerra nesta sexta-feira no bairro Bom Jesus

SAÚDE


Mais 3000 atendimentos foram realizados desde o início da campanha

por João Rodrigues

Com número expressivo de atendimentos realizados, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio o Programa de Prevenção ao Câncer, denominado Unidade Móvel Oncológica, encerra nesta sexta-feira, 29, no bairro Bom Jesus, as ações referentes a campanha Março Lilás que combate o câncer de útero.
Para ter acesso aos serviços, o cidadão precisa comparecer ao ônibus das 7h às 17h de segunda a sexta-feira, apresentando cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência. O programa oferece gratuitamente exames de prevenção ginecológica, além de outros já ofertados regularmente no “ônibus oncológico” como mamografia, exames e biópsia de pele e PSA de prevenção para homens.
Após a abertura da campanha com palestra educativa ministrada pelo oncologista Gumercindo Milhomem na Escola Municipal Madalena de Canossa, Parque Santa Lúcia, no dia 1º de março, a Unidade Móvel continuou estacionada nas proximidades do estabelecimento educacional até o dia 7 com seus atendimentos.
No período do dia 11 a 15 de março, as ações de prevenção itinerantes foram levadas aos moradores do Conjunto Nova Vitória. A penúltima etapa de atendimentos da campanha de prevenção foi desenvolvida no período do dia 18 ao dia 27 em frente a Praça Ferro de Engomar, no bairro Vila Nova.
Para encerrar a campanha, o ônibus de prevenção realiza atendimentos nesta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, respectivamente em frente a Assembléia de Deus, na Avenida Principal, bairro Bom Jesus.
A coordenadora do programa, Vilenice Batista, informou que a população, em especial o público feminino, vem recebendo a campanha de forma satisfatória. "Desde o início da Março Lilás até hoje já foram realizados 3.133 atendimentos, e isso nos motiva ainda mais a manter a qualidade em nosso serviço", enfatizou. 
O programa
Totalmente municipal, o programa Unidade Móvel Oncológica, como o próprio nome sugere trata-se de um ônibus dotado de consultórios médicos e estrutura para exames preventivos para mulheres e PSA para homens, durante o ano inteiro e percorre por diversos bairros de Imperatriz. A coordenação elabora um cronograma de visitas conforme as estratégias de trabalho, mas, também, atendem as solicitações de entidades classistas.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário