sexta-feira, 29 de março de 2019

Realizada 5ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa


Organização e debates com mesas redondas e grupos de trabalhos marcaram o evento

por Maria Almeida

Com tema: “Desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, foi realizada nesta quinta-feira, 28, as discussões da 5ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. Evento aconteceu no auditório da OAB e contou com à presença da secretária de Desenvolvimento Social, Janaina Ramos, representantes do Ministério Público, da Câmara de Vereadores, da Comissão de Defesa dos Direitos do Idosos da OAB e comunidade em geral.
Programação teve apresentações da Cia de Arte da Casa do Idoso, debates, grupos de trabalhos, aprovação de propostas e eleição de delegados. “É um momento importante que marca o início das possíveis mudanças a serem implantadas na política de defesa dos direitos dos idosos, por isso a secretaria participa ativamente contribuindo com a organização e com proposições a serem votadas”, destacou Janaína. 
Ela destacou durante a solenidade de abertura da conferência informações sobre a garantia de como se dar o funcionamento das políticas vigentes, a Sedes desenvolve atividades diariamente em sete equipamentos públicos do município, onde os idosos contam com orientações e serviços; desde uma solicitação de carteira do idoso e auxílios diversos a atendimentos multiprofissionais com enfermeiros, educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos.
“O funcionamento dessa estrutura é reflexo das políticas públicas desenvolvidas por nós e, garante qualidade de vida a milhares de idosos da nossa cidade. Esse é o nosso papel enquanto gestores públicos, pois envelhecer é um processo natural e contínuo. Mas para envelhecer com dignidade e qualidade de vida é preciso a contribuição de todos nós”, afirmou a secretária. 
As propostas aprovadas ao final da plenária serão apresentadas na Conferência Estadual pelos delegados eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário