terça-feira, 9 de abril de 2019

Caminhada em prol ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo reúne centenas de pessoas


Objetivo é alertar a sociedade sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA)

por Eliza Machado

Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, e conscientizar a população sobre os cuidados necessários com as crianças com transtorno, foi realizado no último sábado, 06, uma caminhada pela cidade contou com a participação de médicos, psicólogos, assistentes sociais e familiares.
O evento foi promovido pela Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo de Imperatriz, Afagai e apoio da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Rede de Saúde Mental, do Centro de Atenção Psicossocial Infantil, CAPS/IJ.
Nádia Borges de Araújo Ferreira, psicóloga do CAPS e membro da Afagai, explica que a caminhada é relevante para conscientizar e esclarecer a população. “A pessoa com autismo tem direitos, ela pode se socializar. Nós precisamos conhecer mais sobre esse assunto para sabermos como lidar com pessoas que possuem e convivem com essa deficiência. A ação vem marcar a nossa luta de todos os dias por esta causa”, ressaltou.
Para Dona Edelvis Martins, que tem um neto com autismo e faz acompanhamento desde os dois anos, a caminhada desperta a população para a luta que muitas famílias enfrentam. “As crianças com autismo, apresentam dificuldades de se relacionar com crianças da mesma idade, a maioria se mostram inquietas e muitas pessoas não entendem e criticam” ressaltou.
A Município oferece apoio e tratamento. Para ter acesso ao serviço a comunidade deve procurar o CAPS/IJ que disponibiliza psiquiatra, psicólogo, assistente social, pedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, nutricionista, enfermeiro, técnico em enfermagem, cuidador social, oficineira e instrutores de teatro e música.
Colaboração Amanda Machado

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário