terça-feira, 23 de abril de 2019

Dom Vilsom Basso apresenta programação da Festa de Corpus Christi em Imperatriz

Por Raimundo Primeiro

"Mão estendida marca credibilidade da Igreja Católica", diz Dom Vilsom Basso, lembrando que a festa chega aos dez anos com novidades.
Sob o lema "Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu", baseado no Evangelho de João, o bispo diocesano de Imperatriz, Dom Vilsom Basso lançou na manhã desta segunda-feira, 22, a edição 2019 da Festa de Corpus Christi, a ser realizada no dia 20 de junho (quinta-feira), no Estádio Municipal Frei Epifânio da Abadia, a partir das 15h, quando os portões da praça desportiva forem oficialmente abertos para o público.
A solenidade de lançamento da maior festa do povo católico maranhense aconteceu como sempre na Comunidade Aliança Sagrada Família (Casf), localizada na rua Teresa Cristina, 84, Beira-Rio, reunindo autoridades, imprensa e convidados. Os dez anos da festa, comemorados agora em 2019, serão marcados pela cor dourada. O vermelho da camiseta representa o sangue derramado por Jesus para a humanidade.
Abrindo oficialmente o evento, o bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, lembrou que, a partir de 2008, a solenidade de Corpus Christi começou a registrar expressivo crescimento, despertando a atenção não só da cidade, mas de outras regiões do país. Atualmente, trata-se do maior acontecimento realizado pela Igreja Católica no Nordeste. Trabalho iniciado por Dom Gilberto Pastana, quando ele dirigiu a Igreja Católica no município.
Segundo Dom Vilsom Basso, por outro lado, a celebração de Corpus Christi constitui-se em momento de fortalecimento da fé do povo católico maranhense, trazendo para Imperatriz pessoas de diversas regiões brasileiras.
A Festa de Corpus Christi tem dois grandes objetivos: reafirmar a importância da Eucaristia e levantar recursos para ações que a Igreja Católica desenvolve em Imperatriz.
Este ano, duas novidades foram incorporadas. A primeira, é que os recursos levantados com a venda dos kits, serão investidos em obras de reformas da Vila João 23, entidade que assiste hansenianos de Imperatriz e região há 45 anos, desde os tempos que a cidade pertencia a Diocese de Carolina, na região sul-maranhense, cujo bispo era Dom Marcelino Sérgio Bícego.
A segunda novidade: O kits foi acrescido de um boné, de cor branca. O bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilson Basso, destacou ser uma festa de fé e de partilha.
Membro da Comissão Organizadora, Sebastião Marinho apresentou o kit para a imprensa, integrado por camiseta vermelha, mochila branca, boné, balão, vela e porta vela, além de um cartão constando as atividades que serão desenvolvidas nas paróquias durante os dias que antecedem a celebração de Corpus Christi, no Frei Epifânio.
O vereador José Carlos Soares Barros, presidente da Câmara Municipal, destacou sentir-se feliz em poder participar do lançamento de um evento da grandiosidade da Festa de Corpus Christi. "A organização pode contar sempre com o apoio do Poder Legislativo. Enquanto estivermos na direção da Casa de Leis, estaremos presentes", garantiu o parlamentar.
Representando o Governo do Estado, compareceu o superintendente de Articulação Política da Região Tocantina, Adonilson Lima. O deputado estadual Marco Aurélio também prestigiou a programação. Já o empresário Alair Chaves de Miranda representou, no ato, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).
SOBRE A CELEBRAÇÃO
A Festa de Corpus Christi acontece sessenta dias após o Domingo de Ramos ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus criou o sacramento da Eucaristia.
KITS/VENDAS
A Comissão Organizadora confirmou a O PROGRESSO que os kits para a Festa de Corpus Christi estarão disponíveis nas paróquias de Imperatriz a partir desta quarta-feira (24/04) e serão comercializados a R$ 28,00 reais.
Programação aberta por Dom Vilsom Basso, bispo da Diocese de Imperatriz (foto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário